Dicas para Economizar Água em Casa

Escrito por

Com o clima cada vez mais imprevisível é muito importante economizar água. Várias cidades brasileiras já passaram por regimes de racionamento e sabem bem como isso é fundamental: água doce, sim, pode acabar. Além de ser ecologicamente correto você também economiza dinheiro. Confira nossas melhores dicas a seguir.

Economizando Água no Banheiro

Em quinze minutos um banho de ducha de alta pressão consome 135 litros de água e 243 litros se for apartamento. Já um chuveiro elétrico economiza, em média, 30% disso. Prefira os modelos eletrônicos, que gastam menos energia elétrica.

Outra estratégia é fechar o registro na hora de se ensaboar ou passar xampu nos cabelos. Assim reduzimos o tempo para 5 minutos. E o consumo cai para 45 litros em casa e 81 litros no apartamento.

Quando acionada, a válvula de descarga despeja entre dez e trinta litros de água. Em contrapartida a caixa acoplada consome de 4 a vinte e quatro litros.

Se uma pessoa escova os dentes em cinco minutos com a torneira não muito aberta, gasta 12 litros de água em casa e 80 litros num apartamento.
No entanto se molhar a escova e fechar a torneira enquanto escova os dentes e enxaguar a boca com um copo de água, consegue economizar mais de 11,5 litros de água (casa) ou 79 litros (apartamento).

Isso pode ser multiplicado pelo número de pessoas na casa e depois por 30 dias, para se ter uma ideia da economia mensal.

gasto de agua

Ao lavar o rosto em um minuto, com a torneira meio aberta, uma pessoa gasta 12 litros de água (casa) ou 80 litros (apartamento). A dica é não demorar. O mesmo vale para o barbear. Em 5 minutos gastam-se 12 litros de água. Com economia o consumo cai para 2 a 3 litros.

Muita água seria economizada colocando um tampão na pia e fazendo do lavatório um tanquinho. Assim o gasto de água para fazer a barba cai para 2 litros.

Use Menos Água na Cozinha

Lavando-se a louça com a torneira da pia meio aberta durante 15 minutos gastam-se 117 litros de água (casa) ou 243 litros (apartamento). Reduza esse consumo para gastar somente 20 litros:

  • Limpe os restos dos pratos e panelas com uma escova e jogue no lixo.
  • Coloque água na cuba até a metade para ensaboar. Enquanto isso, feche a torneira.
  • Coloque água novamente para enxaguar.

Lavadora de louças com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres (para 6 pessoas) gasta 40 litros (casa e apartamento). Por isso o ideal é ser utilizada somente quando estiver cheia e não com poucos utensílios.

Racione Água na Lavanderia e Área Externa

Lavar roupa numa lavadora com capacidade para 5 quilos gasta 135 litros (casa e apartamento). Melhor seria ter o mesmo procedimento que com a lavadora de louças: só usar a máquina quando estiver com sua capacidade total.

Já um tanque com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros (casa e apartamento). Por isso o melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque para ensaboar, deixando a torneira fechada.

Depois, colocar a água para enxaguar. E que tal utilizar a água usada do tanque para lavar o quintal?

Se você tem uma piscina de tamanho médio exposto ao sol e à ação do vento, você perde aproximadamente 3.785 litros de água por mês por evaporação. Com uma cobertura a perda é reduzida em 90%.

Não lave o carro com mangueira. Use um balde e um pano para lavar o carro ao invés de uma mangueira. Se possível, não o lave durante a estiagem (época do ano em que chove menos).

Muita gente gasta até 30 minutos ao lavar o carro. Com uma mangueira não muito aberta, gastam-se 216 litros de água. Com meia volta de abertura, o desperdício alcança 560 litros.

Para reduzir basta lavar o carro somente uma vez por mês com balde. Nesse caso, o consumo é de apenas 40 litros.

Um esguicho libera quase 280 litros de água em 15 minutos. Quem quiser varrer a calçada deve optar por uma vassoura.

Na Hora de Molhar o Jardim

Use um regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira. Ao molhar as plantas durante 10 minutos o consumo de água pode chegar a 186 litros.

Para economizar, a rega durante o verão deve ser feita de manhãzinha ou à noite, o que reduz a perda por evaporação. No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã.

Mangueira com esguicho-revólver também ajuda. Assim, pode-se chegar a uma economia de 96 litros por dia.

A Água Sumiu. O Que Fazer?

O principal indicativo de que existe vazamento no encanamento da sua casa é o aumento repentino da conta, sem que você tenha consumido mais água. E, certamente, ninguém gosta de pagar pelo que não usa. Chame um encanador urgentemente.

Calcule o consumo de água em sua residência por meio de simulações.