Saiba Cozinhar com a Panela Slow Cooker

Escrito por

É uma questão de tempo até que a panela slow cooker ganhe mais popularidade no Brasil. Conheça sua forma de funcionamento, quando deve ser usada e muito mais.

A slow cooker é uma panela de baixa temperatura e funcionamento elétrico. Por meio do cozimento mais lento dos alimentos, eles adquirem um sabor ainda mais acentuado – e ficam mais saudáveis, pois dispensa gorduras.

De modo geral, as crock-pots, como também são conhecidas, são compostas por um compartimento de cerâmica aonde fica a comida, envolvido por um mecanismo de aquecimento e arrematado por uma tampa.

Sua temperatura varia entre 79 e 82 graus, e a comida pode ficar cozinhando de quatro a doze horas seguidas. Isso praticamente sem assistência.

Veja a seguir seus diferentes comandos, modelos e quando você deve lançar mão dela para cozinhar.

Ajustes da Panela Slow Cooker

slow cook comandosMesmo o comando de temperatura alta (high heat) da panela de cozimento lento é menor do que a do fogão convencional. Modelos mais simples possuem, além desse, o comendo de temperatura baixa (slow heat), e frequentemente são manuais, ou analógicas.

Já modelos intermediários ou sofisticados possuem o comando morno (warm), ideal para manter a comida aquecida depois que seu cozimento foi concluído. Os mais sofisticados entram nesse comando automaticamente.

Panelas intermediárias e premium manuais permitem o controle, também, do tempo de cozimento, e desligam sozinhas. A temperatura interna da comida também é indicado por meio de termômetros especiais.

Vantagens das Slow Cookers

slow cook compartimentoA principal vantagem da panela de cozimento lento é que a baixa temperatura realça o sabor dos alimentos. Além de preservar os teores de nutrientes intocados.

Para completar, não é preciso colocar óleos, manteigas ou outras gorduras no interior de cerâmica. Isso porque a comida não gruda de jeito nenhum, por mais tempo que permaneça cozinhando.

O alimento é cozido em seu próprio líquido. Caldo extra pode ser adicionado quando a receita for uma sopa ou um ensopado.

Sua antiaderência facilita sua lavagem. E o interior de cerâmica pode ser destacada do resto do equipamento e levado diretamente à mesa na hora da refeição.

Quando Usar uma Panela de Cozimento Lento

Se você precisa servir uma refeição bem feita mas não terá tempo para vigiar um fogão durante o dia, a slow cooker é ideal. Você pode simplesmente colocar receitas inteiras no compartimento de cerâmica, programá-la e deixá-la trabalhando sozinha.

Quando mais tarde você reaparecer na cozinha, a refeição estará pronta para servir.

Já existem sites especializados em receitas para panelas de cozimento lento. Em geral eles indicam as quantidades de cada ingrediente que devem ir, todos juntos, para o interior de um saco tipo ziploc e congelar.

Em seguida, bastará retirar o pacote do freezer na noite anterior e, no dia seguinte, jogar tudo já descongelado na panela.

Slow cookers preparam desde refeições principais, como feijão, estrogonofe, risotos, massas com molho branco até sobremesas como brownies e doce de leite.

Cuidados ao Cozinhar com a Slow Cooker

frango slow cooker

Carnes e frutos do mar não devem ser colocadas na slow cooker congelados

É sempre muito importante ter cuidado com as quantidades colocadas em cada capacidade de panela. Algumas, por exemplo, possuem 4,7 litros enquanto outras, 5,7 litros ou mesmo 6,6 litros.

A menos que a receita permita, não abra a tampa antes do tempo de cozimento da refeita não tiver sido concluído. Isso porque a temperatura do interior do compartimento de cerâmica cai drasticamente com a abertura da tampa e levará cerca de meia hora para que a panela volte ao calor certo.

Sempre desconecte a panela da tomada e espere que esfrie totalmente antes de lavá-la. Apenas esponja com água e detergente são suficientes.

Carnes congeladas não devem ir diretamente para a panela de cozimento lento. Internamente, elas não chegam a atingir os 60 graus necessários para matar possíveis bactérias perigosas. Utilize apenas alimentos em temperatura ambiente.

Isso inclui peixes e frutos do mar. Estes, aliás, cozinham mais rápido do que a média de outros ingredientes; portanto, só devem ser acrescentados na última hora do preparo.

A panela slow cook também é excelente se a sua cozinha é pequena e exige eletrodomésticos mais práticos.

Vale notar que é importante se certificar que a panela é de cozimento lento. Caso contrário, você vai acabar adquirindo uma panela elétrica, o que é diferente.