Panela elétrica – praticidade na cozinha

Escrito por

 

Panela elétrica: saiba como escolher a que mais atenderá suas necessidades e de sua família

O que é a panela elétrica

como escolher a panela elétrica

A cozinha moderna dos dias de hoje tem muitos utensílios inovadores e focados na praticidade justamente para proporcionar o convívio social.
A panela elétrica é um destes equipamentos.

Como característica principal a panela elétrica tem o aquecimento por meio de resistência elétrica de alta eficiência acoplada a placas de controle de temperatura e termostastos que garantem o aquecimento do alimento na temperatura e no tempo exatos escolhidos de acordo a situação.

Panela elétrica: para quem precisa ganhar tempo na cozinha

Segundo o chef de cozinha e fotógrafo gastronômico Valter Menezes o uso da panela elétrica garante economia de tempo:

“Com o tempo de preparo dos alimentos reduzido pelo uso da panela elétrica é possível preparar uma refeição nutritiva com praticidade e sem muita louça para limpar”, explica o chef.

Se a opção for por cozinhar carnes de segunda que, em geral, são mais duras, a panela elétrica é a melhor escolha. A condensação gerada pelo cozimento umedece as carnes mais duras. Além disso, a ação da panela elétrica permite que os alimentos, principalmente os legumes, absorvam mais os temperos.

Ainda de acordo com as informações do chef Valter Menezes existe uma variedade grande de tipos e utilidades dessas panelas no mercado.

Para frituras, grelhas elétricas, pressão, cozimento a vapor.

A panela eletrica controla a temperatura exata do cozimento e é multi funcional

Existem panelas elétricas espeçíficas para certos tipos de prato

No entanto a principal função das panelas elétricas é a capacidade que têm em controlar a temperatura exata e de acordo com o tempo de cada preparo.

Algumas marcas já saem de fábricas com tempos e temperaturas pré-programadas para cada tipo de prato, como as de arroz e panelas de pressão automáticas.

O chef explica que esses equipamentos fazem uso de uma resistência elétrica que aquece diretamente o tanque de cozimento, sem contato direto com o alimento (exceto as de fritura):

“Essa característica gera maior distribuição de calor por toda superfície da panela, de forma rápida e precisa.

panela elétrica de arroz
Como é o caso da panela de arroz.

Ao ligar, ela ferve a água a 100º C e não esquenta mais mantendo a panela nesta fervura enquanto houver água na panela.

Ao acabar a água da panela, a temperatura começa a subir automaticamente e é aí que o termostato identifica esta mudança e muda para o ciclo de descanso, mantendo o alimento na temperatura de serviço”, diz Menezes.

Isso tudo é possível devido a uma tecnologia chamada de lógica indistinta, que faz com que o equipamento se comporte de acordo as mudanças que possam ocorrer.
Utilizando sensores e micro-chips para fazer diversas leituras e tomar a melhor decisão no processo.

A precisão da panela elétrica permite cozinhar sem erros.

“A precisão das panelas elétricas minimiza os erros e também proporciona liberdade outras tarefas da cozinha enquanto o alimento está sendo preparado.”

A indicação do chef é que o consumidor escolha as panelas que serão mais e melhor aproveitadas de acordo com o tipo de alimentação predominante na casa.

 

Continua com: Dicas antes de comprar a panela elétrica