Ideias de Cozinhas para Studios e Quitinetes

Escrito por

Atualmente não faltam soluções para montar seu apartamento num espaço pequeno. Arquitetos, decoradores e até mesmo fabricantes de eletrodomésticos estão respondendo a essa demanda cada vez maior. A cozinha, grande desafio, já pode ser projetada e equipada até mesmo em quitinetes e apartamentos de um só cômodo, chamados studios. Surpreenda-se mais a seguir.

Semelhantes a escritórios, aonde apenas o banheiro fica num lugar separado, os studios e kitinetes exigem que tudo o mais seja organizado. Isso para que o quarto, sala e cozinha se integrem completamente.

Veja agora algumas ideias para montar um lugar aonde seja possível guardar alimentos e cozinhar dentro de moradias de um só cômodo. Elas também servem para quem deseja instalar uma pequena cozinha dentro de um quarto de hóspedes maior.

Cozinha em Apartamentos de Um Só Cômodo: Disposição de Espaço

cozinha quitineteAlgumas kitinetes até já reservam um local que sugere uma cozinha, aonde normalmente existe uma pia.

Isso já é uma grande vantagem, pois não haverá necessidade de obras para instalar uma.

O próximo passo será aproveitar ao máximo toda área disponível ao redor da pia. Ela deve acomodar os outros elementos que compõem uma cozinha minimamente funcional.

cozinha oculta armário

Cozinha montada dentro de armário embutido

Outra saída cada vez mais usada é criar uma cozinha dentro de um armário embutido. As chamadas “hidden kitchens”, ou “cozinhas ocultas”.

Ali é possível aproveitar todo o espaço do armário para criar uma bancada, instalar uma pia e até mesmo nichos a partir da altura dos olhos de um adulto até o teto. Isso vai ajudar a manter o espaço sempre organizado.

Ocultas em armários ou não, cozinhas de studios geralmente ocupam apenas a área de uma parede. Portanto é fundamental verticalizar a arrumação de eletrodomésticos e utensílios como forno de microondas, forninhos elétricos, purificadores de água, pratos, copos e alimentos.

Aliás, uma ótima sugestão é instalar sobre a pia, acima da linha da cabeça, uma prateleira de varetas de aço inox. Ela é perfeita para deixar a louça escorrer.

Quando estiver seca, ela pode ficar por ali mesmo, economizando espaço nos armários. Já as panelas podem ser penduradas nas paredes.

Sua mesa de jantar pode ser daquelas dobráveis, que você guarda atrás da porta ou embaixo da cama ou sofá. Você a armará quando for usar, acomodando-a perto de uma cadeira, poltrona ou sofá.

Você também pode optar por fazer as refeições numa bandeja grande que pode ficar sobre o seu próprio colo ou sobre a cama.

Eletrodomésticos para Cozinhas de Studios

cozinha studioNa hora de comprar os eletrodomésticos para sua cozinha de studio, vale a regra da proporcionalidade: espaço pequeno, aparelhos pequenos. Na verdade, quanto menos aparelhos, melhor.

Dois dos itens que foram projetados exatamente para espaços bem reduzidos são o frigobar e o cooktop: eles serão a sua geladeira e o seu fogão.

Antes disso, reflita sobre a necessidade real de um microondas: se é possível aquecer os alimentos no cooktop, ele pode se tornar dispensável.
Se você ainda assim chegar à conclusão que precisa de um microondas, opte pelo menor modelo.

Avalie, também, a necessidade de outros aparelhos.

Torradeiras podem ser substituídas pelo forninho elétrico, que também será capaz de assar outras comidas; batedeiras, liquidificadores e espremedores de frutas, mais robustos, podem dar lugar a um mixer, bem mais reduzido.

Cozinhas Reduzidas: Menos É Mais

casaemercado.com.brA regra do quanto menor, melhor também se aplica à quantidade. Quanto menos, mais você sai ganhando em termos de espaço e organização.

Por isso se desfaça de objetos dos quais realmente não faz uso.

Você não precisa ter, por exemplo, um escorredor de arroz, ou saladeira, pegador de macarrão ou espremedor de batatas se não consome esses alimentos.

Morando num apartamento de um só cômodo, provavelmente você não vai conseguir receber mais de quatro pessoas para uma refeição. Portanto, por que manter jogos de pratos de seis ou mais peças? O mesmo vale para os copos.

Se você não tem mesa de jantar, doe sua toalha de mesa. Aliás, doe tudo o que está sobrando na sua cozinha.