Como Organizar uma Cozinha Pequena

Escrito por

A cozinha pequena possui espaço limitado para abrigar todos os acessórios e eletrodomésticos que você precisa. Mas isso pode ser contornado com algumas dicas de organização. Veja a seguir.

Primeiro Passo para uma Cozinha Pequena e Organizada

Mesmo com todas as dicas que apresentaremos a seguir, é importante você realmente avaliar se precisa de todas as coisas que você possui na sua cozinha. Será que aquele espremedor de batatas é necessário, por exemplo? É possível fazer isso de outra forma?
Ou mesmo: você cozinha? Ou quando o faz, realiza receitas mais simples?

Recebe gente em casa? Precisa mesmo de uma porcelana e jogo de talheres mais sofisticados? Em caso negativo, venda ou dê de presente aquilo que você não precisa. Se precisa raramente, guarde no quatro de serviço, por exemplo.

Outra forma de se livrar de acúmulos é tirar o lixo e objetos inservíveis no mínimo uma vez por dia. E lavar a louça assim que acabar de usá-la.

Verticalize a Arrumação da Cozinha

cozinha utensíliosAproveite as paredes: use e abuse de prateleiras, armários e chapas perfuradas ou de arame. Isso libera espaço nas superfícies, como pias e bancadas.

Nas prateleiras e armários você poderá acomodar alimentos, potes e panelas. Pratos e copos devem ficar em prateleiras mais baixas. Uma opção prática é prender um longo escorredor de louça de arame cromado na parede acima da pia e fazer dele também a moradia definitiva de pratos e copos.

Ou seja, vai servir para escorrer a louça e também guardá-la.

Conchas, escumadeiras e outros utensílios podem ficar pendurados em ganchos instalados logo abaixo de uma prateleira. Coloque um ímã na parede para prender facas.

As chapas perfuradas ou aramadas afixadas juntas à parede podem ser providenciais para pendurar outros utensílios.

Guarde o Máximo de Alimentos na Geladeira

cozinhaA geladeira pode ser vista como uma grande dispensa fria. Já que a sua é mais reduzida, utilize todo o espaço do seu refrigerador quando voltar para casa do supermercado ou da feira.

A ideia é acomodar ali alimentos que não necessariamente precisam ficar gelados, mas podem. Você pode incluir frutas, legumes, ovos, leite, bebidas de caixinha e condimentos mesmo antes de abrir.

A prioridade, é claro, fica com as comidas que dependem da geladeira para não estragarem.