Como Tirar Manchas de Óleo de Roupas e Outros

Escrito por

Nada mais oleoso do que o… óleo. Apesar de ter sido feito para lubrificar as partes, não as deixando grudar, ele próprio adere à qualquer coisa. Na cozinha, impede que os alimentos grudem na panela – além de faze parte de muitas receitas. Veja a seguir como tira manchas de óleo e resolver o problema.

Como Retira Mancha de Óleo de Roupas e Tecidos

Você pode utilizar o bom e velho fubá para eliminar manchas de óleo de roupas e tecidos. Bastará fazer uma pasta de farinha de fubá bem molhada com suco de limão.

Aplicar sobre a mancha de óleo e deixe agir por alguns minutos. A mancha desaparecerá.

Outra boa dica é o talco ou a maisena. Principalmente para manchas provocadas por azeite ou óleo em tecidos. É preciso ser rápido para diminuir o estrago.

Coloque a maisena ou o talco sobre a região afetada e aguarde cerca de 15 minutos para que o pó absorva a gordura. Em seguida, esfregue o local com uma escovinha.

Removendo Manchas de Óleo do Chão da Garagem

chão de garagemPara retirar as manchas de óleo do chão de sua garagem, deixe-as de molho por alguns minutos em solvente. Poderá ser benzina, hexano, aguarraz, querosene, thinner, etc…

Coloque alguns jornais sobre o local e deixe secar. Lave em seguida com uma solução de detergente, água fria e 50ml de hipoclorito de sódio. Repetir até ficar completamente limpo.

Também pode ser utilizado desengraxante para a remoção de óleo no chão da garagem. A benzina também é utilizada em processos de lavagem à seco em lavanderias e lavação automobilística.

Removendo Manchas de Gordura e Óleo de Latão

Limpar com produtos desincrustantes, comercializados em lojas de construção. Siga à risca as instruções, pois são ácidos. Depois enxaguar bem. Procure saber sobre o produto antes de usar.

Como Tirar Manchas de Piche

Manchas de piche podem ser bem difíceis de remover. No entanto existem algumas tentativas. Deixe óleo de linhaça sobe a mancha até amolecer o piche e lave com água morna.

Outra opção é utilizar WD40 diretamente sobre o piche e aguardar até que ele solte.