Benefícios do Pokémon Go e Jogos de Realidade Aumentada

Escrito por

Embora cause desconfiança em muita gente, jogos de realidade aumentada como Pokémon Go vieram para ficar. E, ao contrário do que alguns pensam, isso pode ser uma ótima notícia.

Afinal, atingimos um nível tecnológico ainda mais sofisticado. Internet e jogos tipo console não são mais as únicas formas de aderir aos games. Agora, os personagens e os objetivos foram transferidos para o mundo real que habitamos.

Em outras palavras, não é mais preciso “entrar” num mundo programado para jogar: o jogo agora está em toda parte, que pode ser visualizado através da tela do celular.

Veja a seguir como funcionam jogos de realidade aumentada e quais os impactos positivos que eles proporcionam.

Como Funcionam Jogos de Realidade Aumentada

realidade aumentada 2A realidade aumentada, ou RA, projeta o mundo virtual no real de forma interativa.

Os principais jogos de realidade aumentada funcionam em telefones celulares e tablets. No entanto, já existem óculos para este fim.

Esses jogos são executados através de aplicativos que você baixa em seu celular ou tablet. Uma vez ativados, veiculam na tela do aparelho não apenas a imagem do cenário ao redor como, também, personagens e outros elementos do jogo.

Sem o celular você enxerga apenas o mundo real. No celular, visualiza o mundo real como cenário para sujeitos virtuais. Adicionando esses personagens, a realidade se torna enriquecida, “aumentada”.

Para a RA acontecer, é preciso que o aparelho capture imagens do cenário real: isso acontece por meio da câmera do celular. Então  a partir da imagem capturada, o app instalado a interpretará e nela projetará os objetos virtuais em tempo real.

O aplicativo dos jogos já vem inteiramente preparados para orientar o jogador nas regras, mostrando erros e resultados positivos. A interatividade é total.

E o Pokémon Go não é o primeiro jogo de realidade aumentada a ser lançado: antes dele já havia, por exemplo, o Ingress, aonde times rivais lutam discretamente pelas cidades do mundo, e o Zombies, Run!, sobre um apocalipse zumbi que se espalha por toda a parte.

É importante notar que realidade aumentada não é a mesma coisa que realidade virtual. A realidade aumentada interage com o mundo real ao redor; a virtual é completamente, bem, virtual – sem nenhum contato com o ambiente. É um universo totalmente à parte.

Benefícios dos Jogos de Realidade Aumentada

pokemon go criançaAlgumas pessoas temem que os mais jovens passem ainda mais tempo imersos em games, perdendo interesse por outras coisas. Afinal, a realidade aumentada torna qualquer jogo ainda mais atraente.

No entanto, se limites forem impostos e o uso do jogo for moderado, alguns benefícios podem ser percebidos.

No caso do Pokémon Go, indivíduos sedentários que antes passavam horas jogando na frente de uma tela, agora se levantam e vão caminhar por ruas e parques na caça por monstrinhos que valem pontos.

Se relacionam com outros jogadores que encontram pelo caminho, aumentando seu círculo social.

O jogo é uma oportunidade de pais e crianças saírem juntos e engajarem numa brincadeira em comum, aumentado os laços familiares.

Já há relatos de que o jogo estimula crianças autistas a interagirem melhor com o mundo ao redor deles. Conhecidos pela dificuldade de comunicação e relacionamento com pessoas, esses pequenos já conseguem até mesmo conversar e fazer amigos.

Um hospital nos Estados Unidos já usa o Pokémon Go para incentivar seus pacientes mais jovens a sair de suas macas, estimulando a mobilidade.

No entanto, cuidados devem ser tomados: é de fundamental importância manter-se atento ao ambiente ao redor. Isso evitará acidentes como atropelamentos, tropeções e até mesmo ser vítima de roubo. Não enverede por lugares ermos. Nunca jogue à noite.

realidade aumentada revistaNum futuro próximo aplicativos de realidade virtual poderão ser usados para estudar em mais detalhes, auxiliar na prática de esportes e exercícios, motivar crianças a escovar os dentes de forma correta, entre outras finalidades.

Será possível abrir livros, apontar o celular e ver a cena descrita acontecendo na sua frente, ou montar seus personagens à seu gosto com o uso de hologramas.