As uvas podem ser consumidas de várias formas: in natura, em sucos, doces, vinhos, licores e na forma de passas. Veja a seguir como plantar videiras em casa, quintal ou sítio.[clear]
Uvas são apreciadas e consumidas no mundo inteiro. Nos estados mais ao sul do Brasil e em algumas outras regiões do país apreciamos o fato de ter uma videira no pátio.
A produção de uvas a nível doméstico pode ser bem compensadora e prazerosa.
Nome botânico: Vitis vinifera L.
Nome popular: videira, parreira
Angiospermae – Família Vitaceae
Origem: Mediterrâneo, sudoeste da Ásia e regiões adjacentes.
[h2 type=”2″ width=””]Descrição[/h2]
Arbusto lenhoso, caducifólio, com dimensões até 32,0 m. Muito ramificado, folhas palmadas e de bordas recortadas, com pecíolo de inserção alterna nos ramos.
As flores são brancas e pequenas reunidas em cachos, produzindo frutos do tipo baga, com cores diversas, dependendo da variedade.
Verdes, como a Niágara, rosas como a Red Globe e escuras, quase pretas, na uva Isabel. Pode ser cultivada em várias regiões do país, como no sul, no sertão nordestino do Vale do São Francisco e no sudeste.
[h2 type=”2″ width=””]Plantio da Uva: Temperatura, Umidade e Vento[/h2]
A videira aprecia temperaturas ao redor de 25 a 30 graus centígrados na época de formação do fruto.
No sul, entre o outono ou inverno, a planta entra em dormência. Mas nos estados do Nordeste, em produções comerciais, a água é suspensa durante o período de repouso vegetativo.
Assim é possível obter mais de uma safra por ano, embora a quantidade e qualidade fique prejudicada. Então em regiões mais quentes é possível também cultivar videiras no pátio.
O vento poderá ser um problema, pois danificam folhas e ocasionam a queda de ramos novos. No entanto, a movimentação do ar é benéfica, pois diminui a umidade circundante devido à evaporação da água pelas folhas no processo de respiração.
A umidade promove maior crescimento de vegetação, embora também favoreça o desenvolvimento de doenças fúngicas. Chuvas frequentes ocasionam menores teores de açúcares nos frutos, então locais com bastante sol produzem uvas mais doces.
A videira é tolerante à seca, pois tem longas e profundas raízes que podem captar bem a água do solo. Em regiões de seca, no entanto, será conveniente regar com mais frequência em dias quentes e secos.
[h2 type=”2″ width=””]A Videira Precisa de um Pergolado ou Espaldeira[/h2]
Para começar o cultivo da videira em casa, é preciso construir estruturas para conduzir os ramos. O melhor lugar será onde há sol na maior parte do dia.
As estruturas podem ser de latada ou espaldeira. A latada, conhecida também por pergolado, poderá ser de mourões de concreto ou canos de ferro presos ao chão numa sapata de concreto, variando o tamanho conforme o espaço disponível.
A altura ideal é aquela que você pode andar embaixo sem bater a cabeça mas não tão alta que precise de escada para colher as uvas. Esticar arames ou cabos de aço formando diversos cruzamentos para a condução dos ramos.
A espaldeira é muito usada em plantios comerciais, mas podemos trazer para o cultivo doméstico. Cultiva-se junto a paredes e muros, com altura e extensão conforme o espaço disponível.
Colocar buchas na parede, estender cabos de aço ou fazer uma treliça de madeira e arame para condução do arbusto, que tem longos ramos. O interessante deste tipo de cultivo é que poderemos aproveitar o chão para cultivo de outras plantas.
[h2 type=”2″ width=””]Cultivo da Uva[/h2]
[h3 type=”2″]Para Plantar[/h3]
Abrir covas de 60 cm x 60 cm x 60 cm, separando a camada superficial de 5 cm, rica em matéria orgânica. Misturar esta terra com composto orgânico e adubo curtido de aves, cerca de 5 a 10 litros por cova.
Colocar parte no fundo, acomodar o torrão e preencher as laterais. A terra do fundo do buraco vai por cima. Regar bem nos próximos dias regar bem se não houver chuvas.
[h3 type=”2″]Época de Plantio[/h3]
Quando compramos enxerto de raiz nua (envolto em palha sem a terra), a melhor época é em julho. A muda em torrão pode ser plantada até final da primavera, mas é preciso irrigar bem para que se desenvolva.
[h3 type=”2″]Tempo de Colheita[/h3]
[box type=”mais” align=”right”]
[h3 type=”2″]Artigos desta Série[/h3]
- Plantio e Cultivo Doméstico de Videiras
- Como podar – Poda e condução da videira
- Videira – Doenças e Pragas
[/box]
Mudas recém-plantadas poderão não produzir no primeiro ano. As que já estão desenvolvidas estarão com os cachos maduros para colher entre 85 até 200 dias após a poda realizada todos os anos.
Esse tempo varia conforme a luminosidade e temperatura da região, mas também da adubação e regas.
[h3 type=”2″]Adubação da Videira[/h3]
Adubações posteriores com 3 e depois 6 meses com adubos granulados comerciais do tipo 20-10-10, cerca de 100 g/ muda misturados a 300 g de adubos curtidos de aves e composto orgânico o quanto necessite.
Aplique a 50 cm do tronco, com pouca incorporação, regando a seguir.