Listamos a seguir as plantas contra ansiedade na abordagem natural desse problema, apresentando as espécies mais importantes na composição de remédios para esse fim. São ervas medicinais com propriedades calmantes, perfeitas para a inquietude e falta de sono.[clear]
O tempo corre e não conseguimos realizar nossas tarefas. Falta de dinheiro, de emprego, desavenças entre familiares e amigos…
Seja qual for o motivo, a ansiedade pode ser muito ruim para nossa vida. Ela atrapalha nosso sono, muitas vezes impedindo que façamos até mesmo tarefas simples no dia seguinte.
[h2 type=”2″ width=””]Diferentes Plantas Contra Ansiedade, Inquietude, Falta de Sono[/h2]
Como sempre, ligados às plantas, temos inúmeras sugestões que podem auxiliar a diminuir o estresse da vida moderna e de nossos anseios e angústias. Sem recorrer a remédios industrializados.
Muitas dessas plantas encontramos na nossa horta ou jardim. Outras podem ser adquiridas em lojas de produtos naturais e até podem ser encontradas até em supermercados.
Tomadas como chás, infusões ou até através de seu óleo essencial.
[h2 type=”2″ width=””]Plantas Contra Ansiedade: Laranja-Azeda ou Laranja-da-Terra[/h2]
A laranja-azeda (citrus aurantium) tem vários nomes populares, entre estes: laranja-da-terra, laranja-amarga, laranja kinzite e outros. É cultivada desde antigamente por nossas avós para fazer doce da casca.
É um excelente calmante. Toda a planta pode ser usada como medicinal para diversos fins. Suas folhas contêm limoneno e linalol entre outros ingredientes.
As flores da laranja-da-terra podem ser usadas para um chá calmante suave, para combater a insônia e a ansiedade.
Deixar macerar algumas horas antes de beber.
[h2 type=”2″ width=””]Propriedades Terapêuticas do Capim-Limão (Cymbopogon citratus)[/h2]
O conhecido capim-limão tem nomes diversos: erva-cidreira, capim-santo, capim-cidró, capim-de-cheiro (Cymbopogon citratus). É um clássico entre os chás naturais.
No Sul é muitas vezes colocado para perfumar o chimarrão, feito com folhas de erva-mate ou usado gelado como refresco.
O capim-limão contém principalmente citral, um componente utilizado na indústria para perfumes e para aromatizantes. Também encontramos entre suas propriedades, o mirceno, de efeito analgésico.
Pode ser cultivado em casa no solo ou em vasos, o que possibilita seu cultivo em sacadas.
[h2 type=”2″ width=””]Erva-de-São-João ou Hipérico na Saúde Mental[/h2]
O hipérico ou erva-de-são-joão (Hypericum perforatum) não é uma planta muito conhecida mas é um excelente calmante antidepressivo.
Originário da Europa, é comercializado em lojas de produtos naturais ou farmácias. Usado na medicina caseira para diminuir a depressão assim como a ansiedade e problemas musculares ocasionados pela tensão emocional.
Contém hiperforina, hipericina, flavonoides entre outros elementos
[h2 type=”2″ width=””]Jasmim-dos-Poetas (Jasminum officinalis)[/h2]
Muito usado em paisagismo para cercas vivas ou pergolados, o jasmim-dos-poetas (Jasminum officinale ou Jasminum grandiflorum) é um arbusto semi-herbáceo, escandente com flores brancas perfumadas.
Seu óleo essencial contém benzyl, terpineol e acetato de linalol entre outros componentes. É considerado eficaz para massagens, antidepressivo e na aromaterapia é usado para tornar pacientes mais otimistas, alegres e relaxados.
De suas flores faz-se o chá de jasmim. Excelente antioxidante e relaxante natural.
[h2 type=”2″ width=””]Plantas Medicinais: Valeriana (Valeriana Officinalis)[/h2]
Quando falamos sobre plantas medicinais para a ansiedade, depressão e angústia, a mais usada desde os tempos antigos é a valeriana (Valeriana officinalis).
Toda a planta é usada para extração do óleo essencial que contém ácido valerênico, isovalerênico, pineno, canfeno, borneal, mirtenol, valenol, etc.
Para o efeito calmante e anti-ansiolítico são usados as raízes e os rizomas secos da valeriana.
[h2 type=”2″ width=””]Erva-Cidreira-de-Arbusto (Lippia alba)[/h2]
A cidrila ou erva-cidreira-de-arbusto (Lippia alba) é um subarbusto de cerca de 1,50 m de altura e folhas perfumadas ao serem esmagadas nos dedos.
Contém alguns componentes como citral, geraniol e mirceno, entre muitos outros. Na medicina popular suas folhas podem ser usadas em chás que são considerados calmantes de ansiedade e analgésico.
[h2 type=”2″ width=””]Erva-Cidreira ou Melissa (Melissa officinalis)[/h2]
Chás saborosos podem ser feitos com plantas que podemos cultivar em casa. Seja na horta ou em vasos, sendo inclusive possível em apartamentos.
Dentre tantas recomendamos a melissa (Melissa officinalis) que é conhecida pelo seu delicado sabor, considerada antiespasmódica e de efeito calmante da ansiedade.
Contém citral, linalol, geraniol e outros componentes.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Ervas Medicinais Contra a Ansiedade: Tomilho (Thymus vulgaris)[/h2]
Uma pequena planta de horta usada para temperar molhos, o tomilho (Thymus vulgaris) pode ser usado para um chá terapêutico para tratamento de exaustão física e mental que acompanha a ansiedade.
Contém timol, carnacrol e linalol e outros componentes ativos.
[h2 type=”2″ width=””]Manjerona (Origanum majorana): Plantas Contra Ansiedade[/h2]
As pessoas que apreciam cozinhar conhecem e usam a manjerona (Origanum majorana) para temperos de carnes e feijões.
O óleo essencial obtido das folhas contém diversos ingredientes químicos, tais como por exemplo borneol, terpineno, pineno, sabineno e terpineol.
É usado como analgésico e digestivo. E também é considerado como calmante de ansiedade, estresse e para enxaquecas e insônia.
[h2 type=”2″ width=””]Maracujá (Passiflora caerulea)[/h2]
Quem não conhece o maracujá (Passiflora caerulea), com frutos de polpa deliciosa usada em sorvetes, mousses e sorvetes?
É um arbusto escandente de textura herbácea, de grandes dimensões, grandes folhas e flores de formato exótico. Suas folhas são usadas na medicina caseira para combater a ansiedade e a insônia.
Contém ácido cítrico, glucosídeos flavonoides etc.
Em tudo que realizamos – seja na ornamentação de jardins, cuidados da horta, em nós mesmos – as plantas estão sempre envolvidas, nos trazendo alegria, cor e tratamento para nossos males.