É sempre um prazer quando chegamos em nossa casa de praia e encontramos o jardim bonito, florido e bem cuidado – o que pode custar caro. Aprenda com as nossas dicas a cuidar você mesmo de jardins de beira mar e economize enquanto desfruta de uma bela paisagem.[clear]
A opção por plantas de fácil manutenção, que resistem a um tempo sem cuidados e regas tem sido a escolha de paisagistas e jardineiros amadores.
É possível, e apenas ficará o gramado para manutenção freqüente de corte e adubação.
É importante saber escolher as espécies de plantas e preparar o solo do jardim de forma a obter um jardim prático de cuidar e bonito visualmente.
[h2 type=”2″ width=””]Jardins Litorâneos: Identifique o Clima da Região[/h2]
O clima varia em nosso país à medida que subimos para o Norte.
No Rio Grande do Sul o clima litorâneo mostra-se muito áspero no litoral sul do Estado, com as plantas sofrendo com o vento e também o frio no inverno.
À medida que passamos por Santa Catarina e continuamos, o clima tende a mostrar-se mais ameno, os ventos diferem bastante de região para região e a temperatura torna-se mais elevada e estável durante o ano.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Diferentes Solos de Cada Região Costeira[/h2]
Os solos são diversos e não entraremos nestes detalhes particulares de cada um. Regiões costeiras, com solos mais arenosos, são mais frequentes.
São solos com grande permeabilidade, deixando percolar a água e, portanto, deveremos regar as plantas com mais frequencia.
Alguns se apresentam mais ácidos com baixo teor de matéria orgânica. Para cultivar a maioria das plantas, o pH fica em torno de 5,5 até 6,5.
Será sempre necessário acrescentar adubo animal de curral bem curtido ou cama de aviário, cerca de 1 litro/cova, mais composto orgânico , volumes indicados para árvores, palmeiras e arbustos grandes.
Há no mercado algumas empresas que comercializam este insumo em sacos que podem ser adquiridos em floriculturas e agropecuárias.
Também pode ser substituído por adubo organo-mineral comercializado no país todo.
[h2 type=”2″ width=””]Árvores para Regiões de Praia[/h2]
Quando pensamos em iniciar um projeto de implantação de jardins e áreas verdes, sempre devemos começar por determinar os maiores volumes, como árvores, palmeiras, arbustos de maior porte, pois eles darão o efeito estrutural ao espaço.
Iniciamos este artigo sobre plantas para áreas litorâneas com as árvores.
Algumas são recomendadas para dar sombra, como a aroeira-salsa (Schinus molle) e o flamboyant (Delonix regia), outras para ornamentar as residências e ruas, como os ipês rosas (Tabebuia impetiginosa) e amarelos (Tabebuia chrysotricha), que têm efeito paisagístico inigualável.
Algumas árvores têm efeito cênico no paisagismo, como a paineira (Ceiba speciosa) de flores vistosas e também o jasmim-manga (Plumeria rubra), com sua forma de candelabro que causa impacto num jardim somente de arbustos verdes.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Dê Preferência às Árvores Nativas[/h2]
As árvores nativas da região têm melhor desempenho, pois são adaptadas ao local e não precisarão de cuidados, depois de um tempo após o plantio.
Os jardins atualmente passam por uma reformulação, com projetos que incluem árvores frutíferas.
Então incluímos também na lista uma nativa apreciada por todos: a pitangueira (Eugenia uniflora) e a lichia (Litchis chinensis), que pode ser cultivada na região sudeste com sucesso.
Outras árvores poderão servir para os jardins do litoral e pesquisando nas floriculturas de cada região poderão encontrar outras belas espécies para o projeto.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Plantas Citadas[/h2]
Estamos incluindo detalhes do cultivo das plantas que foram citadas. É só clicar no link que será encaminhado para o grupo pertencente à planta pesquisada.