Entenda o que é um tear, como utilizá-lo e o que é possível fazer com ele. Você vai se surpreender![clear]
Lembro-me de ter entrado no local, como tantas vezes em minha vida (sim, sou rata de armarinhos desde que me conheço por gente), e vi, em um canto, um empilhado de quadrados, retângulos, hexágonos.
Eles tinham pregos em toda a volta.
Achei curioso, no mínimo – afinal, até então meu mundo no artesanato se resumia ao tricô, um pouco de crochê e bordado. Pegando um daqueles “instrumentos” na mão, perguntei à moça no balcão do que se tratava aquilo.
E ela então me respondeu que era um “tear”.
[h2 type=”2″ width=””]O Que é o Tear[/h2]
De maneira simples, define-se tear como um equipamento com o qual é possível fazer tecelagem, ou manufatura de tecidos, de espessuras diversas, voltados para os mais diferentes fins.
Essencialmente, um quadradinho de pregos e um tear industrial fazem, de maneiras diferentes, a mesma coisa: tecido!
Esta revelação foi um divisor de águas na minha vida de artesã, que até aquele momento era apenas ocasional. Resolvi tentar.
[h2 type=”2″ width=””]Um Tear, um Gancho e uma Revista[/h2]
Saí de lá com a tal revista, uma agulha ou gancho, um tear de 32 x 32 pregos quadrado e um rolo de barbante.
Em casa, sentei-me no sofá, e coloquei o equipamento no colo. Munida da revista, comecei aquela que seria uma maravilhosa e fascinante aventura.
Nem preciso dizer que nunca mais parei. Aliás, aquele tearzinho, o “marco zero”, como gosto de chamar, está guardado juntamente com mais uns 50.
Eles tem vários tamanhos e formas. Fui alucinadamente comprando ao longo de todos estes anos.
E claro, à medida que o arsenal crescia, aumentava também a necessidade de espaço. Assim, o escritório logo tornou-se ateliê.
[h2 type=”2″ width=””]Como Funciona um Tear[/h2]
O tecido mais comum, originado do cruzamento de fios verticais (chamados na tecelagem de “urdidura”) e horizontais (conhecidos como “trama”), segue um padrão “embaixo/em cima”.[clear]
Ou seja, os fios horizontais são passados por cima e por baixo dos fios verticais, de maneira alternada, formando uma “tela”, e exatamente por isso é conhecido como “ponto tela”.[clear]
Pode-se ainda citar a fabricação de malhas. Esses teares executam pontos de tricô e são bastante comuns na confecção de camisetas, por exemplo.