Teares de Pregos, de Tricô, de Papelão

Escrito por

Existem vários tipos de teares. O que muda é o tamanho, o material e a capacidade de produzir padrões complexos.

Teares pequenos cabem na palma da mão; grandes, chegam a ocupar cerca de 2 m2 ou mais.

Teares também podem ser de papelão, madeira, plástico e outros materiais. Também podem produzir tecidos simples, como o de ponto tela somente, ou de padronagens bastante detalhadas, como jacquard.

tear-cachecol

Tecidos feitos em tear podem ser aplicados na confecção de várias peças, de porta-copos a toalhas de mesa; de porta-moedas a bolsas chiques e cheias de estilo; de toalhas de mão a cortinas e colchas de encher os olhos; de cachecóis a vestidos de festa – tudo depende do tipo de tear que você tem, e do tamanho da sua imaginação!

Escolhi alguns tipos de teares, que podem ser obtidos pela Internet ou na loja de armarinhos de sua preferência, ou ainda, que podem ser feitos em casa mesmo.

E então, vamos conhecer?

O Tear de Pregos

O tear de pregos é o modelo mais popular e comum de ser encontrado para compra.

Existem formas quadradas, triangulares, hexagonais e retangulares, com pregos em todas as faces, que são ideais para a confecção do “ponto tela”, e bastante simples de serem utilizados.

tear-trabalho-tapecaria

As formas retangulares podem, ainda, conter pregos em apenas duas faces, sendo assim chamados teares de tapeçaria.

O tecido formado por teares de pregos podem ter aplicações na confecção de caminhos de mesa, bolsas, tapetes, mantas para bebê, etc.

No entanto, o céu é o limite, e basta um pouco mais de criatividade para criar muitos produtos diferentes.

tear_pregos4

 

Um exemplo prático do uso deste tipo de tear pode ser visto no passo-a-passo elaborado por mim e publicado neste site, que mostra a confecção de uma almofada em um tear de pregos quadrado.

Teares de Tricô

tear-pregos-chales

 

Os chamados “teares de tricô” também podem ser definidos como teares de pregos.

A diferença aqui é que ao invés do ponto tela, estes teares fazem pontos meia e tricô, e são utilizados principalmente na confecção de peças de vestuário.

São comuns os modelos com duas fileiras paralelas de pregos, ou ainda, os circulares, ideais para a confecção de peças tubulares, tais como gorros, golas, mangas, etc.

tear-circular

 

São vários os tutoriais disponíveis na Internet sobre o assunto, como por exemplo, os vídeos disponíveis no blog da artesã Lu Heringer, que explicam sobre a utilização do tear e vários pontos que podem ser executados.

Teares de Papelão ou Tear Reciclado

tear-papelao

O tear de papelão é uma versão bastante simplificada do tear de pregos, pode ser feito em casa sem dificuldade.

Basta um pedaço de papelão no tamanho desejado, tesoura ou estilete, régua e lápis.

Pode-se optar por fazer marcas nos quatro lados do papelão, ou ainda, em dois lados somente, como um tear de tapeçaria.

O canal de Edu Bocchese no YouTube, já citado por mim no post sobre pulseiras de miçangas  mostra como fazer um tear de papelão de maneira simples.

tear-tecido3