– Localização e Instalação
Faça uma análise dos diversos pontos potenciais existentes para tomar uma decisão sobre o local a ser instalado sua empresa.
Abaixo é apresentado um modelo com vários fatores para que se possa fazer uma classificação pelo grau de importância.
A escala é de um a cinco em ordem crescente, com 5 sendo o valor mais favorável para sua empresa.
Através do preenchimento do quadro, você poderá ter um melhor direcionamento quanto as vantagens e desvantagens do local a ser escolhido.
Fatores
|
1 | 2 | 3 | 4 | 5 |
Área comercial movimentada | |||||
Área para vitrines | |||||
Bom acesso rodoviário | |||||
Concorrente mais próximo | |||||
Entrada de serviço para entregas | |||||
Estado do imóvel | |||||
Facilidade de entrada e saída | |||||
Facilidade de estacionamento | |||||
Fluxo de tráfego | |||||
Histórico do local | |||||
Localização da rua | |||||
Melhorias exigidas na locação | |||||
Passagem de pedestres | |||||
Preço do aluguel | |||||
Serviços urbanos | |||||
Taxa de ocupação do local | |||||
Tempo de contrato do aluguel | |||||
Transporte público | |||||
Zoneamento adequado |
O quadro acima poderá ser aplicado para diversos locais e após a definição.
Justifique abaixo os motivos que o levaram a esta decisão.
A escolha do local e o espaço físico onde você pretende instalar seu negócio são decisões muito importantes para o sucesso do empreendimento. O local deve oferecer uma infra-estrutura necessária a seu negócio, ter acesso facilitado aos clientes e fornecedores, enfim, propiciar o seu crescimento.
Defina um layout para suas instalações. A alocação e distribuição de seus diversos recursos (mercadorias, estantes, gôndolas, vitrines, prateleiras, depósitos e outros) em suas instalações também são importantes para a integração das atividades a serem executadas para a conquista de níveis de produtividade satisfatórios ao seu negócio.
O benefício que um bom arranjo físico (layout) pode trazer é, por exemplo: uma maior facilidade de localização dos itens por parte do cliente, um fluxo mais ágil dos materiais, uma disposição mais adequada, etc.
Artigos nesta série:
1 – Plano de negócio: O que é e como elaborar
2 – Plano de negócio: Definindo o negócio
3 – Plano de negócios: Mercado potencial
4 – Plano de negócios: Fornecedores
5 – Plano de negócios: Concorrência
6 – Plano de negócios: Funcionários
7 – Plano de negócios: Produtos e Serviços
8 – Plano de negócios: Marketing e comercialização
9 – Plano de negócios: Investimentos
10 – Plano de negócios: Viabilidade economica