– Localização e Instalação

Faça uma análise dos diversos pontos potenciais existentes para tomar uma decisão sobre o local a ser instalado sua empresa.
Abaixo é apresentado um modelo com vários fatores para que se possa fazer uma classificação pelo grau de importância.

A escala é de um a cinco em ordem crescente, com 5 sendo o valor mais favorável para sua empresa.
Através do preenchimento do quadro, você poderá ter um melhor direcionamento quanto as vantagens e desvantagens do local a ser escolhido.

Fatores
1 2 3 4 5
Área comercial movimentada
Área para vitrines
Bom acesso rodoviário
Concorrente mais próximo
Entrada de serviço para entregas
Estado do imóvel
Facilidade de entrada e saída
Facilidade de estacionamento
Fluxo de tráfego
Histórico do local
Localização da rua
Melhorias exigidas na locação
Passagem de pedestres
Preço do aluguel
Serviços urbanos
Taxa de ocupação do local
Tempo de contrato do aluguel
Transporte público
Zoneamento adequado

O quadro acima poderá ser aplicado para diversos locais e após a definição.
Justifique abaixo os motivos que o levaram a esta decisão.
 

A escolha do local e o espaço físico onde você pretende instalar seu negócio são decisões muito importantes para o sucesso do empreendimento. O local deve oferecer uma infra-estrutura necessária a seu negócio, ter acesso facilitado aos clientes e fornecedores, enfim, propiciar o seu crescimento.

Defina um layout para suas instalações. A alocação e distribuição de seus diversos recursos (mercadorias, estantes, gôndolas, vitrines, prateleiras, depósitos e outros) em suas instalações também são importantes para a integração das atividades a serem executadas para a conquista de níveis de produtividade satisfatórios ao seu negócio.
O benefício que um bom arranjo físico (layout) pode trazer é, por exemplo: uma maior facilidade de localização dos itens por parte do cliente, um fluxo mais ágil dos materiais, uma disposição mais adequada, etc.

Artigos nesta série:

1 – Plano de negócio: O que é e como elaborar
2 – Plano de negócio: Definindo o negócio
3 – Plano de negócios: Mercado potencial
4 – Plano de negócios: Fornecedores
5 – Plano de negócios: Concorrência
6 – Plano de negócios: Funcionários
7 – Plano de negócios: Produtos e Serviços
8 – Plano de negócios: Marketing e comercialização
9 – Plano de negócios: Investimentos
10 – Plano de negócios: Viabilidade economica