Pintura de Portas e Janelas em Madeira

Escrito por

Quem quer pintar portas e janelas em madeira, é bom lembrar que ela exigirá um preparo especial antes de receber camadas de tinta. Veja a seguir como deixá-la pronta para a pintura.

O primeiro passo para escolher os produtos para pintar portas e janelas é saber se a superfície estará virada para o exterior ou para o interior. Também é preciso levar em conta o estilo decorativo do ambiente.

Existem diferentes formas de preparar a madeira para ser pintada. Isso varia conforme seu tipo, o objeto do qual faz parte e até mesmo se já foi pintada antes.

Como Escolher a Melhor Pintura para Portas e Janelas

As tintas mais indicadas para portas e janelas em madeira são a laca, tinta epóxi, tinta acrílica ou PVA, verniz e a tinta esmalte.

Para portas internas, opte pela tinta esmalte a base de água. Ela não possui odores fortes de solvente e seca mais rápido.

Portas externas e janelas devem ser pintadas por produtos que ofereçam proteção contra intempéries climáticas como sol, chuva e umidade excessiva.

Preparo do Ambiente para a Pintura

Antes de iniciar os trabalhos, forre o chão com jornais ou plásticos.

Pegue uma lixa para madeira número 150 e comece a lixar toda superfície, até que se elimine as partes soltas de tinta e o brilho da tinta anterior, bem como farpas de madeira.

Verifique bem a superfície. Se houver imperfeições ou rachaduras na madeira, você deverá corrigi-las com massa à óleo, aplicada com uma espátula (rachaduras) ou desempenadeira de aço (superfícies maiores), em camadas finas e sucessivas.

Deixe secar por 10 horas. Se necessário, aplique outra demão e espere o mesmo tempo.
Após a massa à óleo ter secado, comece a lixar, agora com uma lixa para madeira no até que a superfície esteja totalmente nivelada, lisa.

Elimine de toda a superfície o pó com um pano umedecido em aguarrás. Deixe secar por aproximadamente 30 minutos. A superfície está pronta para ser pintada.
Prepare a tinta de acabamento (esmalte ou à óleo), misturando de 15 a 20% de diluente (aguarrás) na tinta. Mexa bem, com um bastão de madeira ou plástico.

Comece a pintar. Aplique de 1 a 3 demãos com rolo ou pincel. O intervalo entre demãos é de 12 horas. A secagem completa é de 24 horas.

 

Pintando Portas, Janelas e Móveis Já Pintados

Você vai precisar de:

  • Rolo de espuma (9 e 15 cm)
  • Pincéis
  • Bandeja para pintura
  • Plásticos ou jornais
  • Diluente aguarrás
  • Massa à óleo
  • Tinta à óleo ou esmalte
  • Lixa p/ madeira no 100 e 150

Utilize o rolo de espuma maior (15cm) nas superfícies maiores e o rolo menor (9cm) nos batentes. Os pincéis devem ser usados em acabamentos e cantos.

pintando-madeiraEscorra o excesso de tinta do rolo ou pincel para evitar escorrimento de tinta na superfície. Se isso ocorrer, repinte na mesma hora. Procure deslizar o rolo ou pincel suavemente sobre a superfície, mantendo uma pressão constante.

Se você perceber que no decorrer da pintura a tinta ficou grossa, misture novamente o diluente na tinta até se chegar na mistura inicial.

A limpeza dos utensílios deve ser feita com o próprio diluente utilizado na tinta. No caso de dificuldades ou complicações não execute os serviços: peça auxílio de profissionais.

Para tintas esmalte sintético brilhante ou fosco, óleo e massa à óleo, a aplicação é de 15% a 20% de diluente e o seu tempo de secagem é de 12 horas entre demãos. Completa, é de 24 horas.

 

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: oSiNaReF, Gabriel GM