A pintura da madeira está se tornando cada vez mais fácil. Existem vários produtos específicos para este fim – basta saber o resultado que você deseja obter. Mas você precisa começar pelo preparo da madeira. Saiba a seguir como escolher os produtos adequados e quais técnicas aplicar para esse fim.[clear]
Antes de iniciar o processo de pintura da superfície você deverá se perguntar se ela está no exterior ou interior do imóvel. Também deve saber o que esperar do acabamento, e quais os produtos usar para cada fim.
[h2 type=”2″ width=””]Pintura da Madeira: Nova ou Repintura?[/h2]
Se você for realizar a primeira pintura na superfície da madeira, observe se ela tem buracos ou rachaduras. Em caso afirmativo, faça o emassamento, que corrige bem esses defeitos.
Em seguida, faça um bom lixamento e finalmente remova, usando ar ou um pano seco, todos os resíduos e o pó do lixamento.
Se o caso for o de repintura e a pintura existente estiver em boas condições, aplique um lixamento suave e remova os resíduos antes de aplicar o produto.
Porém, se a pintura existente apresentar fissuras ou partículas soltas, recomendamos sua completa remoção. Depois, proceda como pintura nova.
O rendimento de tintas e vernizes é de 30 a 35 m2 por galão.
Dica: Em superfícies externas utilize sempre verniz ou esmalte brilhantes. Estes produtos são mais resistentes do que os foscos ou acetinados.
[h2 type=”2″ width=””]Como Preparar a Madeira para a Primeira Pintura e Repintura[/h2]
A ocasião mais básica para o preparo da madeira é na ocasião de da primeira pintura. Você deverá lixá-la bem para eliminar as farpas e, em seguida, aplicar uma demão de Fundo Branco Fosco.
Sua diluição deverá ser de até 30% de água ráz, dependendo da absorção da superfície.
Corrija as imperfeições com massa a óleo. Após a secagem, lixar novamente, eliminar o pó e finalmente aplicar a tinta.
Na repintura sobre madeira, o procedimento é semelhante ao da primeira pintura. Dispensando a aplicação de fundo branco fosco.
[h2 type=”2″ width=””]Primeira Pintura de Verniz Sobre Madeira[/h2]
Lixe a madeira para eliminar as farpas. Aplique uma demão de selador para madeira, com diluição de até 100% de thinner especial para selador em caso de produtos concentrados – e dependendo da absorção da superfície.
Após a secagem, lixar novamente, eliminar o pó e aplicar o verniz.
Na repintura, o procedimento é semelhante ao da primeira pintura, dispensando-se a aplicação de selador para madeira.
[h2 type=”2″ width=””]Emassamento de Madeira[/h2]
Aplique massa para madeira YL 1424/Cores para eliminar defeitos como buracos e rachaduras. Eles podem ser corrigidos perfeitamente através da aplicação do produto com uma espátula.
Use a massa com a cor mais próxima da madeira. Para isso, a superfície precisa estar limpa, seca e isenta de pó. Deixe secar bem antes de promover o lixamento.
Massa corrida para madeira ou parede apresenta consumo na faixa de 5 a 8 m2 por galão.
[h2 type=”2″ width=””]Lixas para Madeiras[/h2]
As lixas são fundamentais para obter um bom acabamento. O objetivo do lixamento é eliminar desigualdades, fibras arrepiadas e pequenos danos na madeira.
Isso permite o nivelamento e o alisamento da superfície, proporcionando as condições ideais para a aplicação do acabamento desejado.
O lixamento é feito também entre demãos de seladoras ou fundos, antes de aplicar o produto final. E, em muitos casos, até entre as demãos do produto final.
Para se obter um lixamento adequado, é necessário utilizar a lixa apropriada para madeira e utilizar uma sequência gradual de granas.
Não há como errar nesta sequência: basta lembrar que, quando for mudar de lixa na madeira, a próxima deve ter uma grana no máximo 50% maior que a da lixa anterior.
Por exemplo, se você usou uma lixa de grana 150, a próxima deve ser de grana 220. E assim sucessivamente.
Na madeira, pode-se começar com lixa grana 180, depois 240. Podendo também utilizar grana 280 para deixar a superfície mais lisa.
O lixamento deve seguir o sentido dos veios, pois dessa forma os riscos praticamente não aparecem. Vai se confundir com os poros da madeira.
Para aglomerado e MDF, devem ser usadas lixas de grana acima de 150.
Já no compensado laminado, que normalmente vem lixado de fábrica, basta usar somente grana 220 para iniciar o acabamento.
Para preparar a superfície para repintura, use lixa 240 ou 280, e, no lixamento intermediário da seladora, fundo ou verniz, a sequência de grana das lixas deve ser 280/320/360.
Nesses casos, não é desejável aprofundar muito a abrasão. Isso para não correr o risco de arrancar o material da madeira, e sim dar continuidade ao polimento da superfície, tirando o arrepiado e tornando o acabamento acetinado.