Embora cause desconfiança em muita gente, jogos de realidade aumentada como Pokémon Go vieram para ficar. E, ao contrário do que alguns pensam, isso pode ser uma ótima notícia.[clear]
Afinal, atingimos um nível tecnológico ainda mais sofisticado. Internet e jogos tipo console não são mais as únicas formas de aderir aos games. Agora, os personagens e os objetivos foram transferidos para o mundo real que habitamos.
Em outras palavras, não é mais preciso “entrar” num mundo programado para jogar: o jogo agora está em toda parte, que pode ser visualizado através da tela do celular.
Veja a seguir como funcionam jogos de realidade aumentada e quais os impactos positivos que eles proporcionam.
[h2 type=”2″ width=””]Como Funcionam Jogos de Realidade Aumentada[/h2]
A realidade aumentada, ou RA, projeta o mundo virtual no real de forma interativa.
Os principais jogos de realidade aumentada funcionam em telefones celulares e tablets. No entanto, já existem óculos para este fim.
Esses jogos são executados através de aplicativos que você baixa em seu celular ou tablet. Uma vez ativados, veiculam na tela do aparelho não apenas a imagem do cenário ao redor como, também, personagens e outros elementos do jogo.
Sem o celular você enxerga apenas o mundo real. No celular, visualiza o mundo real como cenário para sujeitos virtuais. Adicionando esses personagens, a realidade se torna enriquecida, “aumentada”.
Para a RA acontecer, é preciso que o aparelho capture imagens do cenário real: isso acontece por meio da câmera do celular. Então a partir da imagem capturada, o app instalado a interpretará e nela projetará os objetos virtuais em tempo real.
O aplicativo dos jogos já vem inteiramente preparados para orientar o jogador nas regras, mostrando erros e resultados positivos. A interatividade é total.
E o Pokémon Go não é o primeiro jogo de realidade aumentada a ser lançado: antes dele já havia, por exemplo, o Ingress, aonde times rivais lutam discretamente pelas cidades do mundo, e o Zombies, Run!, sobre um apocalipse zumbi que se espalha por toda a parte.
É importante notar que realidade aumentada não é a mesma coisa que realidade virtual. A realidade aumentada interage com o mundo real ao redor; a virtual é completamente, bem, virtual – sem nenhum contato com o ambiente. É um universo totalmente à parte.
[h2 type=”2″ width=””]Benefícios dos Jogos de Realidade Aumentada[/h2]
Algumas pessoas temem que os mais jovens passem ainda mais tempo imersos em games, perdendo interesse por outras coisas. Afinal, a realidade aumentada torna qualquer jogo ainda mais atraente.
No entanto, se limites forem impostos e o uso do jogo for moderado, alguns benefícios podem ser percebidos.
No caso do Pokémon Go, indivíduos sedentários que antes passavam horas jogando na frente de uma tela, agora se levantam e vão caminhar por ruas e parques na caça por monstrinhos que valem pontos.
Se relacionam com outros jogadores que encontram pelo caminho, aumentando seu círculo social.
O jogo é uma oportunidade de pais e crianças saírem juntos e engajarem numa brincadeira em comum, aumentado os laços familiares.
Já há relatos de que o jogo estimula crianças autistas a interagirem melhor com o mundo ao redor deles. Conhecidos pela dificuldade de comunicação e relacionamento com pessoas, esses pequenos já conseguem até mesmo conversar e fazer amigos.
Um hospital nos Estados Unidos já usa o Pokémon Go para incentivar seus pacientes mais jovens a sair de suas macas, estimulando a mobilidade.
No entanto, cuidados devem ser tomados: é de fundamental importância manter-se atento ao ambiente ao redor. Isso evitará acidentes como atropelamentos, tropeções e até mesmo ser vítima de roubo. Não enverede por lugares ermos. Nunca jogue à noite.
Num futuro próximo aplicativos de realidade virtual poderão ser usados para estudar em mais detalhes, auxiliar na prática de esportes e exercícios, motivar crianças a escovar os dentes de forma correta, entre outras finalidades.
Será possível abrir livros, apontar o celular e ver a cena descrita acontecendo na sua frente, ou montar seus personagens à seu gosto com o uso de hologramas.