Plantas de interior – aquelas que crescem felizes em ambientes internos – possuem a capacidade de renovar o oxigênio dos cômodos e irradiam uma energia especial, gerando grande sensação de bem estar.

Isso pode ser especialmente válido para banheiros e lavabos, que apresentam maior umidade e odores: aqui, a adição de massa vegetal é muito positiva.

Na filosofia oriental do feng-shui, o banheiro não é um lugar auspicioso e muitos especialistas não consideram adequado o uso de plantas. Mas há controvérsias, pois outros recomendam as que tenham crescimento vertical como os filodendros (Philodendron).

Plantas de Interior para Banheiros Grandes

rafis
Ráfis

Banheiros grandes com espaço para colocar ornamentação são raros em apartamentos e mesmo em casas. Quem tem um banheiro onde pode colocar plantas em vasos grandes é um privilegiado.

O uso de palmeiras como a camedória (Chamadorea elegans) e a ráfis (Rhapis excelsa) é bastante comum e elas se adaptam bem se houver boa luminosidade.

Também a arália (Dyzigotheca elegantissima) e a léia (Leea rubra) são excelentes para cultivar, embora quando atingirem maior porte todas estas plantas terão de ser retiradas e substituídas por mudas menores.

Forração para grandes vasos

No vaso as partes de substrato que ficam à mostra nem sempre são apreciadas

Violetas
Violetas

Pode plantar pequenas plantinhas para preenchimento, como a peperomia (Peperomia), violetas (Saintpaulia ionantha) ou colocar cascas de pinus lavadas ou pequenos cavacos de madeira que existem à venda até em supermercados no setor de jardinagem.

Evite colocar cascalho, que se tornam sujos misturados com a terra.

Um truque interessante, se optar por cascalhos, é fazer uma espécie de saia de manta geotêxtil, semelhante àquelas que se usa na árvore de Natal. Um círculo, com um vazado grande no meio, aberto de um lado.

Coloca no vaso, recortando mais o centro para não ficar muito justo no tronco da planta. Por cima colocar, então, os cascalhos que desejar. Há alguns feitos de cristal de rocha coloridos, que podem ser um adendo à decoração.

A manta geotêxtil é permeável, permitindo que haja ar no substrato para as raízes e deixa passar a água de regas.

Plantas para Lavabos ou Banheiros Pequenos

samambaia exatltata
Samambaia espécie exaltata

 

 

Para pequenos espaços podemos optar por plantas em vasos menores, que poderão ser presos à parede, como as samambaias (Nephrolepis).

Ou, ainda, a avenca (Adianthum) e o cabelo-de-noiva (Muehlenbechia complexa).

Plantas para Bancadas

Balcões de pia mais extensos podem também servir para receber a ornamentação, podendo escolher vasos decorados ou os de cultivo dentro de cachepôs que combinem com a decoração.

As plantas para estes locais podem ser pequenas plantas como o clorofito (Chlorophytum comosum). Ou ainda a begônia híbrida (Begonia hybrid) dentro de um cachepô de cesta ou de cerâmica decorada, combinando com o restante da decoração.

São plantas simples de cuidar, mas que exigem boa luminosidade para se manterem saudáveis.

Sempre poderemos ter um cultivo temporário, levando o vaso para um ripado de recuperação. Desta forma poderemos utilizar inclusive vasos de orquídeas e outras plantas quando estiverem floridas, trocando por outras após o término de emissão das flores.

Vasos que podem ser Pendurados na Parede

planta peixinho
Planta-Peixinho

Para a pessoa que aprecia plantas, colocá-las também no banheiro é uma oportunidade de cultivar em mais um local, mas para os visitantes que irão aos lavabos será uma surpresa agradável, com a ambiência dada pelas plantas.

Para estes locais sempre muito pequenos, se houver uma janela que propicie boa iluminação natural recomendamos pequenos vasos na parede, com plantas simples como as avencas, a planta-peixinho (Nematanthus wettsteinii) ou a planta-batom (Aeschynanthus pulcher).

Quando o tampo da pia tem espaço disponível que tal um vasinho com o potos-cetim (Scindapsus pictus)?
Tem folhagem delicada, é de pequeno porte e muito gracioso.

É sempre bom lembrar que estas plantas não devem ser do tipo cactáceas e suculentas que necessitam de muito sol. Vasos temporários é a melhor opção.

Tenha sempre duas ou três plantas em recuperação, poderá trocar todas as semanas.

A nutrição das plantas não deverá ser esquecida nem as regas adequadas conforme a espécie de planta cultivada.
Elas se manterão saudáveis e o seu banheiro sempre bem enfeitado.

Miriam Stumpf é engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ministra aulas de jardinagem e paisagismo sustentável e é autora de vários livros, entre estes o Guia de Produção para Plantas Medicinais, aromáticas e flores comestíveis. Faz projetos de paisagismo sustentável.