Pinheiro Bunia (Araucaria bidwillii)

Escrito por

Aprenda a cultivar o pinheiro bunia, nativa da Austrália com forte presença nas regiões mais frias do Sul e Sudeste brasileiros e sementes comestíveis.

Nome botânico: Araucaria bidwillii Hooker
Nome popular: pinheiro-australiano, pinheiro bunia, pinheiro bunya
Gimnospermae – Familia Araucariaceae
Origem: Austrália

Descrição

galhos buniaConífera de porte elegante, também pode atingir 50 metros de altura como o pinheiro-do-paraná. Tem forma imponente e a cor de sua folhagem é vibrante. Seu nome é uma homenagem ao botânico John C.Bidwill que estudou este espécime na Oceania.

A planta tem tronco ereto e ramos horizontais. A folhagem é composta de folhas finas e quando novas têm cor verde mais clara.

As sementes também são comestíveis como o pinhão e durante muito tempo foram alimento importante para os aborígenes das tribos na região de origem, que consideravam a árvore sagrada.

Seu cultivo é mais indicado para as regiões frias deste país, nas regiões de altitude do Sudeste e para o Sul.

Como Plantar o Pinheiro Bunia

sementes bunia

Sementes da bunia

Conífera de grande porte, seu cultivo é indicado para locais ensolarados, solos mais para argilosos e profundos. Escolher muda bem formada em viveiro, que tenha porte ereto e boa ramagem.

A propagação da espécie é feita através de sementes, colocadas em sacos de cultivo com substrato de terra, areia e argila com adubo animal curtido, em partes iguais.

O plantio definitivo se faz com plantas já formadas com tamanho padrão de viveiro que é de 1,80 até 2,20 metros de altura. Abrir um buraco maior que o torrão da planta. Descompactar as paredes e também o fundo soltando a terra com a pazinha.

Em um balde ou lona no chão misturar adubo animal de curral bem curtido, cerca de 1 a 2 kg com composto orgânico o quanto seja necessário, acrescentando 100 gramas de fosfato de rocha ou farinha de ossos.

Colocar no fundo, acomodar o torrão e preencher as laterais com a mistura, apertar a terra ao redor e regar bem. Recomenda-se a plantar durante o inverno ou na estação das chuvas.

Paisagismo e Uso Decorativo

buniaPinheiro de grande porte para projetos de regiões frias, em conjunto com outras coníferas de menor porte. O solo junto ao pinheiro, conforme costuma ocorrer com outras coníferas, é mais difícil de conseguir cultivos de plantas que não sejam as da família.

As acículas formam denso tapete e prejudicam inclusive o visual do gramado. Ao redor destas plantas, na projeção da copa, colocar cascas de pinos, assim evitaremos tentativas desastrosas.