Diferentes Sistemas para Montar um Cultivo Hidropônico

Escrito por

O cultivo na forma hidropônica pode atrair muitas pessoas que desejam produzir suas hortaliças em casa.

Não é preciso ter um pátio e terra em canteiros, pois a técnica de produção sem solo permite o cultivo até em apartamentos, terraços e sacadas.

O modo caseiro de montar um cultivo hidropônico é com tubos de PVC ou garrafas PET.

Sistema Hidropônico com Tubos de PVC

irrigação hidropônico 1Os tubos podem ser colocados numa parede com braçadeiras presas com buchas. É ideal para muros externos e paredes em sacadas de apartamentos.

Os tubos recebem joelhos entre si e são furado na parte superior com serra copo larga. Um recipiente com uma bomba submersa e mangueiras permitem o fluxo da água.

É preciso colocar um filtro de limpeza, que poderá ser feito com um recipiente de plástico com manta acrílica, dessas usadas para matelassê.

Resíduos de raízes ou folhas poderão entupir a bomba, daí a necessidade de filtrar a água que desce dos recipientes de cultivo.

Uma vez por semana, parar o sistema e limpar a manta.

Nutrição Hidropônica com Mangueiras

Como funciona a nutrição do sistema de mangueiras:

  • Uma das mangueiras sai da bomba e impulsiona a coluna de água com nutrientes dissolvidos até o orifício superior do cano.
  • A gravidade faz o seu papel e a água circula por todo o sistema, saindo por uma mangueira ou boca do último recipiente, voltando para o vaso coletor após passar pelo filtro.
  • Uma mangueira puxa a água para passar pela bomba repetindo o ciclo.
  • A adubação deste sistema é feito por nutrientes na forma líquida, preparados em solução com formulação especial conforme o tipo de planta cultivada.
  • A água não necessita estar sempre com nutrientes – poderá estar sem nenhum aditivo, evitando excesso de sais, apenas percorrendo o sistema e renovando água para as plantas.

As bombas são pequenas. Por exemplo, uma que pode movimentar 90 litros/hora, é apropriada, apesar de perder em força para elevar uma coluna de água, podendo ficar com um rendimento médio de 60 litros/hora.

Um pouco de sofisticação pode ser adicionada com o tempo, com a adição de um timer que ligará a bomba com intervalos de tempo desejado, podendo ser desligado à noite.

Para manter a planta no lugar, sem que mergulhe pelo buraco, é usada uma espuma fenólica, daquelas verdes usadas pelas floristas para arranjos florais e que podem ser encontradas em lojas que comercializam materiais para arranjos.

Sistema Hidropônico com Garrafas PET

irrigação hidropônico 2Com garrafas PET, funciona de modo parecido – somente um gargalo fica sobre o fundo furado da garrafa de baixo.

As estruturas de manter o sistema no lugar poderá ser feita com um caibro ou cano de ferro fixo no chão e no teto.

Semelhantes ao outro sistema são o reservatório, a bomba, o sistema de mangueiras e a forma de adubação.

As garrafas são cortadas no cilindro formando um copo. Introduzir a muda segurando-a no lugar por um pedaço de espuma fenólica.

Na garrafa mais alta é colocada o final de uma mangueira que sai da bomba e envia a coluna de água limpa ou com nutrientes.

A água desce por gravidade e na última embaixo, fica uma mangueira que deixa passar a água para um filtro de limpeza com manta acrílica.

A água filtrada desce para o reservatório. Uma mangueira leva a água para a bomba reiniciando ciclo.