Feng Shui e as entradas da residência

Escrito por

A filosofia oriental Feng Shui que já comentamos em outro artigo (Feng Shui do Jardim) surgiu há milhares de anos e tem como base os cinco elementos na natureza:
fogo, água, terra, metal e madeira que são estudados na astrologia chinesa.

O feminino/negativo é o yin e o masculino/ positivo o yang e se referem a forças opostas que determinam o equilíbrio de tudo.
E a energia Chin, presente em tudo.

O Feng Shui pode ser aplicado desde o jardim até dentro de casa, sendo esta parte a mais conhecida de todos.

Vamos começar pela entrada do jardim, analisando alguns aspectos para harmonizar nossos espaços e torná-los mais agradáveis, segundo esta filosofia milenar.

Podemos destacar cores, formas, textura e beleza, cultivando determinadas plantas que são sugeridas para ornamentar esta parte principal de nossa residência.

Lembre-se: o jardim de sua entrada é importante

Feng Shui e as entradas da residência :  o arranjo das plantas na entrada da casa

A partir do portão da entrada, muitas vezes o mesmo portão de entrada de veículos, podemos planejar o cenário do jardim.

clerodendro-coracao-sangrentoÁrvores, arbustos, herbáceas, dispor de forma harmoniosa, juntando diferentes texturas e coloração de verdes, colocando no meio algumas folhagens coloridas.

Compor os caminhos, procurando sempre formas curvas, são mais bonitas e consideradas melhor para o fluir de energia.
Manter o jardim limpo, sem plantas fenecidas e sadias.

A disposição do jardim é algo muito pessoal.

O paisagista que irá realizar o projeto deve se informar com o cliente dos desejos dele.

Para quem gosta de jardinagem e projeta seu próprio espaço, ler sobre as plantas e desenhar seu jardim antes da implantação é uma tarefa prazerosa.

Ir atrás das plantas, voltar com os braços repletos de novas amigas para morar no jardim. Plantar.

E apreciar todos os dias a harmonia no agradável ambiente que criou e onde recebe os amigos.

Feng Shui e as entradas da residência : O que é o jardim da frente de uma residência?

entrada-casaPode ser projetado por paisagistas ou pelo proprietário que aprecia plantas.
É o jardim para ser visto da rua, por quem transita na calçada, para o visitante que adentra pelo portão e pelas pessoas que ali residem.

Como é agradável entrar num jardim bem cuidado, limpo, com plantas bonitas e sadias, podendo apreciar flores e sentir seus aromas delicados!

Cuidar do jardim e mantê-lo saudável e bonito faz parte dos princípios do Feng Shui e também dos mais modernos conceitos de sustentabilidade.

O jardim é um local onde diversos seres vivos se intercomunicam, em diversas escalas de tamanho e todas importantes.
As plantas respiram como nós e ainda capturam carbono do ar, ajudam a diminuir a poeira e poluentes e nos envolvem com sua energia verde que nos faz tão bem.

Quem já passou dentro de um viveiro de plantas crescendo sabe bem a enorme quantidade de energia que emitem, é palpável e saímos de lá diferentes de quando ali entramos.
Revitaliza-nos e nos faz bem, numa energia positiva bem conhecida e descrita na filosofia que estamos apresentando.

bougainville-pendenteNum jardim sempre temos grande quantidade de vida: na planta que estica suas folhas para receber o sol, na borboleta que vai de flor em flor buscando alimento, na abelha ativa atrás de néctar, nos pássaros que disputam frutinhos e sementes.

No jardim que sonolento dormita ao sol a luta pela sobrevivência, pela busca do ar, da água e de alimento está em todo o espaço.

Tratar bem suas plantas, alimentar direito, regar quando necessário manterá as plantas sadias e resistentes a qualquer inseto que apareça, sua recuperação será mais rápida, com toda a certeza.

Cores no jardim da frente segundo o Feng Shui

São várias as correntes de pensamentos conforme a direção do estudo de Feng Shui.

Mas todos são unânimes em dizer que no jardim da entrada devemos usar flores vermelhas, que são consideradas auspiciosas, trazendo boas energias para os moradores.

iresinealegria-de-jardim (Salvia splendens), uma planta de ciclo perene que dá muito pouca manutenção e está sempre florida é uma das sugestões.

Outras plantas também de flores vermelhas e ótimas para a entrada que tenha maior espaço é a justicia-vermelha (Megaskepasma) e a azaléia (Rhododendron simsii).

clerodendroPara quem têm na entrada da porta da frente arcos, balcões e pilares a possibilidade de colocar ali uma trepadeira poderá tornar o efeito paisagístico surpreendente, principalmente se escolher uma de grande porte como a buganvília ou três-marias (Bougainvillea spectabilis), ou o clerodendro (Clerodendon x speciosum) de flores rosa avermelhadas.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: chicagogeek, themonnie