Cores: Como Funcionam. Utilizando Corretamente as Cores

Escrito por

Cores: como funcionam?

Antes de pintar veja abaixo nossas dicas para que seu trabalho tenha mais resultado!

Utilizando Cor

Utilizando as cores de forma correta, você pode tornar um ambiente mais propício ao que ele se destina.
Confira abaixo as características e impressões que as cores podem dar a um ambiente.

lapisPara transmitir segurança, conforto, senso histórico e sentimento tradicionalista a um ambiente, utilize os verdes e as cores envelhecidas, como por exemplo, os tons em marrom-escuro.
Ideais para bibliotecas, restaurantes, bancos e livrarias, podendo abusar das madeiras escuras.

Cinzas, vermelhos e preto compõem um ambiente profissional.
As características adquiridas pela combinação dessas cores são as de receptividade, dinamismo e racionalidade, ideais para o ambiente de trabalho.
As cores de aspecto profissional não são muito recomendáveis para quartos e banheiros.

Inteligência, calma, harmonia, luminosidade e graça.
A elegância de um ambiente pode ser repassada através da aplicação dos tons pastéis puxados para os amarelos pálidos e beges.
A utilização de acessórios dourados completam a ambientação elegante.

O rosa-pálido e os tons pastéis quentes com pincelada de vermelho são perfeitos para criar uma atmosfera romântica.
O rosa é sensual, cativante e cria um clima confortável.
Para decorar ambientes românticos, os acessórios são muito importantes: porcelanas, tapetes e retratos pintados à mão dão um toque especial.

aquarelaUm ambiente rico reflete conforto, harmonia e opulência.
Tons de terra, como os de madeiras escuras e sementes são os mais adequados para reproduzir um ambiente rico.
Acessórios e toques metálicos, como ouro e bronze, são os mais apropriados. Tapetes com cores fortes puxadas para o vermelho também são ideais para decorar o ambiente rico.
Por sua força estimulante, a ambientação rica não é recomendável para quartos.

O poder do azul profundo é traduzido por conceitos como integridade, autoridade e dignidade, inspirando devoção a quem o observa.
Os acessórios que devem ser utilizados numa ambientação clássica devem conter leves toques de dourado e tons quentes e envelhecidos, criando um clima diferenciado para interiores, além de transmitir respeito, estabilidade e responsabilidade.

A cor violeta é considerada como uma cor de encanto e fascínio, exercendo atração natural por seu simbolismo esotérico.
Nobreza, elevação espiritual, sabedoria e intuição são características atribuídas a um ambiente mágico.
Amarelos e laranjas harmonizam a composição, dando um toque de graciosidade e leveza.

O azul-claro é a essência da composição calma, pois ele influencia diretamente o organismo humano, baixando a pressão sangüínea e a velocidade da respiração.
Perfeito para interiores que pedem quietude e são ambientes de descanso e relaxamento.
A ambientação calma é perfeita para banheiros e quartos, podendo ser adicionado a esses ambientes toques de amarelo e laranja.

As formas assimétricas e os tons de violeta são pura energia, principalmente quando são contrastados com amarelos. Essa combinação representa o espírito jovem e ativo, anticonvencional e antitradicionalista, ideal quando se quer dar a idéia de novidade e inovação.

Cor nos Carros

Em várias partes do mundo, o interesse pelas cores é tão gande a ponto de motivar pesquisas objetivando monitorar o seu grau de popularidade.

Uma delas, realizada em 2003, e divulgada pelo especialista, revelou a preferência pelo prata (37%), seguida em ordem de importância pelo azul (23%), preto (12%), cinza (10%), vermelho (7%), branco (6%), amarelo (2%), laranja (2%) e roxo (1%).

carrosA preferência pelas cores, no entanto, não é unânime.
Enquanto a cor preta está longe de conquistar a preferência dos europeus em razão do estigma de estar associada aos veículos funerários, entre os americanos, a cor preta significa poder, sendo por isso muito apreciada, embora a maior parte dos veículos produzidos já associe ao preto outras combinações de pigmentos.

O gosto pelo branco também implica diferenciações.
Na Europa, ao branco já foram acrescentados pigmentos em tons pastel, enquanto nos Estados Unidos predominam os tons opalescentes produzidos por meio de processos de tricamada.

Nos próximos anos, as cores dos automóveis, segundo o especialista, serão incrementadas com pigmentos metalizados e produzirão efeitos espelhados (metal líquido), mas a popularidade do prata deverá continuar imbatível, mas em novas versões mais modernas.

Fotos utilizadas sob licença Creative Commons: JD Hancock