Decoração de Quartos Pequenos

Escrito por

Existem algumas dicas que são uteis para todos os ambientes pequenos, como a utilização de tons claros, usar espelhos para ampliar o local, suspender objetos, móveis e principalmente fazer uso de itens multiuso. Aprenda na prática como decorar um quarto pequeno.

O projeto utilizado como exemplo possui 9,20m². E foi projetada para uma mulher jovem e solteira. O quarto deve ser aquele ambiente aconchegante e prático. É nele onde acontecem bons momentos de descanso.

Com a diminuição das áreas dos apartamentos, tornar esse ambiente funcional e ao mesmo tempo agradável requer um pouco de criatividade.

decor-quarto

decor-quarto pequeno

Dicas para Decorar Quartos de Dormir

As portas convencionais de abrir ocupam muita área para sua utilização. Proporcionam perda de espaço quando estão abertas e fazem com que aquele espaço atrás da porta fique sempre inutilizado.

Já as portas de correr, além de ocupar bem menos área, não inutilizam as paredes do ambiente.

Um bom espelho amplia o ambiente em que estão instalados. São muito uteis e na ausência de paredes uma boa dica é utilizar as portas do guarda-roupa.

Em quartos pequenos a utilização de cores claras favorece a ampliação do ambiente. Combine com alguns detalhes em tons mais fortes para evitar a monotonia dos tons neutros. Assim o ambiente fica mais descontraído.

Nichos e prateleiras fazem com que a parede ganhe uma funcionalidade a mais. Pode servir também como um local para guardar objetos e decorar o quarto.
Eles não podem estar em local de passagem a não ser que estejam a no mínimo 1,70m em relação do chão. Já bancadas podem ser instalados em alturas mais baixas.

As TVs, quando fixadas nas paredes, liberam o espaço sobre as bancadas. Além de poderem ficar a uma altura mais confortável aos olhos.

A utilização de iluminação indireta como sanca, proporciona um ambiente mais aconchegante e valoriza os detalhes do quarto.

Opte pela utilização da cortina em toda a parede. Ela dará a sensação de grandes janelas, mesmo não tendo. Cores claras também devem ser utilizadas aqui, para que o quarto não fique muito escuro e fechado.