Tintas: Avaliação e Comparação de Cores

Embora o branco ainda predomine, a venda de tintas de cores diversas tem crescido bastante. Atualmente usa-se uma diversidade de cores nas paredes. Saiba tudo sobre a combinação de tons e outros fatores na hora de remodelar a sua casa.[clear]

[h2 type=”2″ width=””]Como Escolher a Cor Mais Apropriada para um Ambiente?[/h2]

A aplicação de cores no ambiente pede equilíbrio. Se pintar uma parede de vermelho, é bom pensar em aplicar o branco nas outras três.

A composição de tons de uma só cor também fica boa e pode ser feita mesclando os mais claros com os mais escuros.

Escolha um tom para servir de base e um mais vibrante para a parede. Leve em conta a cor dos móveis e das cortinas.

Quem pretende ousar com matizes mais fortes ou vibrantes deve escolher a parede principal do ambiente (como a que fica de frente para a porta da entrada, que chama a atenção) e evitar destacar paredes recortadas.

pintando parede vermelhaEm ambientes pequenos, a regra geral é usar cores que “afastem”, como o azul e o verde. Se a intenção é estimular a sensação de aconchego, opte por cores escuras e vibrantes, como o vermelho e o amarelo.

No teto, dois truques básicos são usar uma cor mais escura para rebaixar o pé-direito (distância do piso ao teto) alto, “diminuindo” o ambiente. Opte por uma mais clara – de preferência branco – para “ampliar” o espaço diminuto.

Uma regra para obter definição espacial é ter o piso mais escuro do que a parede, que deve ser mais escura do que o teto. Na cozinha, fuja da ditadura do branco. Invista em detalhes em cores quentes estimulantes, como vermelho, laranja e amarelo.

O excesso de luminosidade de uma parede branca atrás da televisão atrapalha a concentração na tela. A dica é colocar uma estante ou outra cor na parede.[clear]

[h2 type=”2″ width=””]Critérios para Avaliação e Comparação de Cores[/h2]

Alguns fatores devem ser considerados na avaliação e comparação de cores:

[h3 type=”2″]Brilho[/h3]

Se o brilho estiver diferente entre duas tintas que estão sendo comparadas, a cor pode ser exatamente a mesma, porém o aspecto visual pode induzir uma percepção desigual.

É necessário que as duas superfícies estejam a um mesmo ângulo de observação. De preferência, um que elimine o reflexo da luz incidente.
O reflexo pode clarear a cor e provocar enganos.

Na comparação de tintas com brilhos diferentes o cuidado é o mesmo – ou seja, na observação, deve-se procurar um ângulo que elimine o brilho.

[h3 type=”2″]Espessura[/h3]

tintas paredeEspessuras baixas da camada de tinta podem provocar erros. Isso ocorre porque ficam finas e deixam transparecer a cor da superfície onde foram aplicadas.

Espessuras muito baixas podem provocar, também, mudança no brilho de tintas.[clear]

[h3 type=”2″]Cobertura[/h3]

A baixa cobertura de uma tinta também pode conduzir a erros. A cor da superfície na qual foi aplicada transparece e prejudica a comparação de cores.

É possível que, aplicando camadas adicionais ou em espessuras maiores, a cor possa ser comparada sem problemas. Mas para isto há necessidade de usar mais tinta do que o previsto.

[h3 type=”2″]Fonte de Luz[/h3]

A comparação de cores depende fundamentalmente da fonte de luz. Por exemplo, se a comparação é feita à luz do dia e não se nota diferença nas cores, pode ser que, se comparadas sob luz incandescente, haja diferença.
Sob luz de lâmpadas fluorescentes também pode haver diferença.

Existem três fontes de luz que podem influenciar bastante na percepção do tom da tinta. Luz do dia, incandescente (ou luz do horizonte) e fluorescente, ou luz branca de lâmpadas.

parede amarela luminaria

[h2 type=”2″ width=””]Simulador de Cores nos Ambientes[/h2]

Este simulador dá uma ideia das cores desejadas em cada ambiente.

Mas não esqueça que estas mesmas cores podem variar bastante, não só no seu monitor como nas paredes em que serão aplicadas.

[h2 type=”2″ width=””]A Cor da Tinta e a Iluminação do Ambiente[/h2]

disco de cores

Na hora de escolher cores para paredes e tetos, devemos lembrar sempre que as cores claras, como branco, areia, etc, proporcionam a difusão da luz (solar ou elétrica). Consequentemente economizaremos energia e material elétrico.

Neste caso não serão necessários tantos pontos de iluminação e de lâmpadas tão fortes quanto em um ambiente pintado com cores mais escuras.[clear]

Picture of FazFácil
FazFácil
Equipe especializada em arquitetura, reforma, design, jardinagem, consumo e cultura.