Boas Maneiras nas Ações de E-Mail Marketing

O e-mail marketing ? uma forma muito econ?mica de fortalecer uma marca e promover a venda de produtos tanto via e-commerce quanto em lojas f?sicas.[clear]

Ao contr?rio do que se pensa, ele ? bastante eficiente: como ? poss?vel enviar mensagens para uma imensa quantidade de pessoas, mesmo se uma pequena minoria a l?, o ganho j? ? ?timo.

Por isso a Associa??o Brasileira de Marketing Direto (ABEMD) chegou a estabelecer princ?pios ?ticos para estruturar?a??es de e-mail marketing, de modo que sejam feitas de forma pertinente e respons?vel.

A ideia central ? o respeito ao destinat?rio (prospect ou cliente) e o uso devido da internet. S? assim seria poss?vel a constru??o de relacionamentos s?lidos entre p?blico-alvo e empresas.

A clareza ? parte essencial da pol?tica de relacionamento e pode at? mesmo ser estabelecida por meio de um compromisso formal (um contrato, por exemplo) com o consumidor.

[h2 type=”2″ width=””]E-Mail Marketing: Ader?ncia e Desist?ncia[/h2]

Email-MarketingO primeiro e-mail marketing enviado ? muito importante, porque marca um poss?vel in?cio de relacionamento.

A confirma??o do prospect/ cliente em continuar recebendo as mensagens ? denominada Opt In.

Trata-se da permiss?o para prosseguir o relacionamento – tanto quando o prospect/ cliente ele procura a empresa como quando ? procurado por ela.

Se ? o consumidor quem procura a empresa, ? importante que a descri??o do produto ou servi?o oferecido esteja clara, assim como o campo onde ele confirma o desejo de prosseguir recebendo a mensagem.

Caso, por outro lado, for a empresa quem iniciou o contato, ? fundamental que ela informe como encontrou o cliente, apresentar o produto ou servi?o e colocar a confirma??o de maneira bem vis?vel na mensagem.

Se n?o obtiver resposta com a confirma??o, considere como uma negativa por parte do receptor.

Tamb?m ? importante que o e-mail marketing tenha a op??o de desist?ncia (Opt Out)?do recebimento das mensagens, mesmo se um dia ele o confirmou.

? o cliente quem decide quando n?o deseja mais receber mensagens. Isso deve ser respeitado, sob o risco de manchar a imagem do seu neg?cio.

[h2 type=”2″ width=””]Uso do Endere?o Eletr?nico para E-Mail Marketing[/h2]

Se a sua empresa costuma realizar cadastro de seus clientes, deve ficar claro que o endere?o eletr?nico poder? ser utilizado para o envio de mensagens comerciais.

Isso precisa ser esclarecido j? no momento do cadastro, e o consumidor?deve expressar sua concord?ncia.

[h2 type=”2″ width=””]Tamanho e Tipo dos Arquivos em E-Mail Marketing[/h2]

e-mail marketingN?o abuse do tamanho dos arquivos enviados junto ?s mensagens, sejam anexados ou no corpo das mensagens.

? importante considerar que muios internautas possuem m?quinas e conex?es lentas, portanto mensagens pesadas poder?o ser logo descartadas.

A melhor forma de proceder ? preparar mensagens em formato TXT ou HTML com dimens?o m?xima de 12 KBs.

As figuras devem ser, de prefer?ncia, em GIFs n?o anexadas ?s mensagens mas sim abrigadas em servidor pr?prio.

Arquivos execut?veis, com auto-funcionamento, devem ser evitados a todo custo, j? que podem ser lidos e interceptados pela grande maioria dos programas gerenciadores de e-mails.

Al?m disso, execut?veis podem facilitar a recep??o de v?rus, trazendo enormes transtornos ao receptor.

[h2 type=”2″ width=””]Envie Mensagens de Relev?ncia – e na Frequ?ncia Certa[/h2]

Email-MarketingEm geral o consumidor n?o se importa em receber mensagens comerciais – desde que exista relev?ncia para ele.

De modo que ? sempre interessante analisar se aquele contato realmente deve fazer parte de uma determinada lista de e-mail marketing.

Junto com a confirma??o de que deseja continuar recebendo as mensagens, ofere?a a op??o de frequ?ncia de recebimento.

Isso pode ser feito em forma de uma lista com diferentes periodicidades a escolher.

Se isso n?o puder ser oferecido, informe com que frequ?ncia o e-mail marketing ser? enviado.

Postado por
FazFácil
Equipe especializada em arquitetura, reforma, design, jardinagem, consumo e cultura.
Siga em:
Compartilhe

Veja também!

A ciência do sono, um campo cada vez mais vital da pesquisa médica e psicológica, oferece insights fascinantes sobre como...

Colorir ? uma atividade que vai al?m do simples ato de pintar: ? uma forma de relaxamento e uma maneira...

A Jade Vermelha, ou Mucuna bennettii, ? uma planta ex?tica e visualmente impressionante, muito apreciada em jardins tropicais por suas...