Viroses Comuns: Como Melhorar sua Imunidade

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Viroses se espalham com facilidade – mas quem está com o sistema imunológico em dia está mais protegido. Entenda como gripes e resfriados agem e como tornar-se imune a eles.

Todo mundo já acordou um dia com mal-estar, cansaço, dor no corpo e sensação de febre e ficou com estes sintomas atrapalhando a sua vida por alguns dias, ou até mesmo algumas semanas.

A dúvida de procurar ou não atendimento especializado em geral é resolvida pela incapacidade de ir ao trabalho ou à escola. Isso leva inevitavelmente à consulta médica.

Entenda Melhor o que Caracteriza a Virose

Esses sintomas ditos inespecíficos são sugestivos de quadro viral agudo, a famosa virose. O médico pode confirmar este diagnóstico com um simples exame de sangue mostrando infecção por vírus.

Os vírus que causam as viroses comuns ou andaços e para os quais não é necessário administrar nenhuma terapêutica específica não são identificados porque o seu tratamento é sintomático: não importa qual seja o vírus, trata-se os sintomas do paciente.
Em caso de dor, analgésicos; em caso de febre, antitérmicos. E assim sucessivamente.

As viroses costumam ter um ciclo de três a cinco dias e durante este tempo convém se alimentar bem, descansar na medida do possível, tomar bastante líquidos – cerca de dois litros por dia para um adulto, exceto bebidas alcoólicas.

O Que Pode ser Feito para Fortalecer a Imunidade

nutraceuticosMas podemos fazer alguma coisa para não ter essas viroses ou ao menos para diminuir a intensidade dos sintomas?
Sim, podemos fortalecer a nossa imunidade e a nossa saúde através de um estilo de vida saudável e dos chamados nutracêuticos ou suplementos alimentares como medidas preventivas.

Nutracêutico ou suplemento alimentar designa os nutrientes ingeridos sob forma de produtos farmacêuticos – cápsulas, comprimidos, solução oral, etc.

Muitos nutrientes comprovadamente trazem benefícios à saúde, atuando na prevenção e no tratamento das doenças. Nesta categoria encontramos as vitaminas, os oligoelementos, os sais minerais, as enzimas, as proteínas animais e vegetais.

Por exemplo, a vitamina C não é produzida pelo nosso organismo e precisa ser ingerida. Está presente principalmente nas frutas cítricas como o limão, a laranja, a tangerina e a toranja (ou grapefruit).
Mas também existe em diferentes quantidades nos legumes, nas verduras e nos vegetais.

A vitamina C é um poderoso antioxidante e fortalece o sistema imunitário, muito usada nos casos de gripe ou resfriado.

Existem pesquisas demonstrando que o consumo de 1 a 2 gramas por dia de vitamina C ajuda a proteger o organismo das infecções e a combater as infecções. Além disso, é uma das vitaminas cujo consumo regular é indicado para os atletas.
Esta dose só pode ser consumida sob forma de nutracêuticos porque seria inviável consumir uma dose assim proveniente somente dos alimentos.

A Importância do Estilo de Vida Equilibrado

dormindo sono

Dormir é fundamental para manter o sistema imunológico em alta.

Já o estilo de vida saudável exige aquilo que todos sabemos. Mas nunca é demais repetir: bom sono, boa higiene física e mental, boa alimentação, prática regular de exercícios aeróbicos de intensidade moderada.

Invista em atividades de lazer, socialização e evite tudo o que faça mal à saúde, como fumo ou consumo excessivo de álcool.
Este equilíbrio é dinâmico e exige atenção, tempo e dedicação. Mas quando pensamos sobre o que está em jogo fica fácil dedicar tempo e atenção ao nosso bem-estar.

Em geral costumamos negligenciar o estresse, o estado psicológico, os sentimentos e as emoções do estilo de vida saudável, mas este é um grande equívoco.
Nosso estado “não físico” merece tanta atenção quanto o físico. Higiene diária, alimentos apropriados e modos de evitar ou eliminar as “toxinas” às quais somos expostos ou produzimos.

Nos casos mais difíceis o ideal é procurar ajuda especializada. O que todos podem fazer é uma rotina de higiene mental, o que ajuda muito a trazer equilíbrio.

Um momento de contemplação, se for feito à noite logo antes de dormir, vai ajudar a adormecer e ter um sono restaurador.
Meditação, oração, prece, reza – escolha a técnica mais apropriada para você. E termine este momento “revendo” tudo o que aconteceu durante o dia. Valorizes coisas boas e avalie o que pode fazer para modificar as coisas nocivas.

É importante vigiar seus próprios pensamentos e nutrir sua mente com pensamentos bons, desprezando os pensamentos nocivos.

Viroses Sazonais

gripePara concluir, as viroses inespecíficas são fenômenos sazonais que ocorrem onde existe aglomeração humana. Entre elas temos a influenza, conhecida como gripe, que pode ser evitada através da vacinação.

Algumas vezes a vacina não previne totalmente a gripe, mas torna esta infecção mais fraca, com menores índices de complicações potencialmente graves.

Para prevenir a contaminação podemos ter uma boa alimentação, fazer exercícios regulares e ter uma boa higiene física e mental; podemos ainda tomar vitaminas e minerais que melhorem nossa resposta imunitária.
E, por fim, no momento da epidemia, evite aglomerações. Também convém evitar espaços fechados com muita gente e pouca ventilação.

A lavagem regular das mãos é um dos fatores mais importantes de prevenção da transmissão de muitas doenças infecciosas, inclusive as viroses respiratórias.

Autoria: Texto elaborado pela médica infectologista Dra. Carla Vorsatz.