Foi-se o tempo em que cabelos crespos deveriam ser alisados em nome da beleza. O que está em alta hoje em dia é assumir os cachos – e da melhor forma possível.[clear]
Desde que os especialistas em cabelos começaram a levar os crespos à sério, muito se descobriu sobre como deixá-los mais saudáveis e bonitos.
Sim, do levemente ondulado ao bem encaracolado, todo cabelo pode ser naturalmente belo. Veja como.
[h2 type=”2″ width=””]Pré-Lavagem dos Cabelos Crespos e Ondulados[/h2]
Embora nem todo cabelo crespo seja do tipo seco, hidratação extra contribui muito para deixá-los com aspecto mais sedoso e mais fáceis de pentear e modelar.
Esse processo deve começar antes mesmo de lavar os cabelos: espalhe um condicionador de hidratação profunda por todo o comprimento das mechas e cubra com uma touca.
Banhe-se normalmente enquanto isso. O vapor morno e úmido ajudará o creme a penetrar nos fios. Enxágue quando já for o momento de sair do chuveiro.
Você também pode usar um óleo de tratamento nos cabelos, deixando-o agir por cinco minutos até enxaguar no chuveiro. Óleo de coco também é indicado.
[h2 type=”2″ width=””]Lavando Cabelos Ondulados e Crespos[/h2]
Aqui as dicas variam bastante.
Se o seu cabelo é extremamente seco, lave a cabeça em dias alternados. O mesmo vale para o xampu: use-o vez sim, vez não ao lavar os cabelos – a menos que o seu couro cabeludo seja oleoso.
Escolha sempre o tipo de xampu e condicionador específico para cabelos crespos, aonde também se incluem os de redução de volume. Massageie bem o couro cabeludo, de modo que ele providencie uma hidratação natural para os fios.
Um truque ótimo é misturar um pouco de xampu sem sal com bastante condicionador e lavar os cabelos de uma vez só. Isso evita que o xampu retire a oleosidade natural do couro cabeludo.
Pelo menos duas vezes por semana finalize o banho aplicando um creme de tratamento com enxágue.
Não remova completamente o condicionador ou o creme de tratamento.
Se o seu cabelo é muito propenso ao frizz, penteie-o ainda com condicionador, dentro do banho. Quando sair, você não precisará passar o pente ou a escova várias vezes, diminuindo a eletricidade e, consequentemente, o aspecto frisado.
[h2 type=”2″ width=””]Cuidados Após o Banho[/h2]
O tratamento de cabelos crespos ou ondulados não termina com o banho.
Na verdade, aqui entram os cremes para pentear, que facilitam o desembaraçar das mechas, e o leave-in, mais leve, que deve ser aplicados depois que o cabelo estiver penteado, mas ainda molhado.
Depois de secar um pouco, passe a toalha para retirar o excesso de produto.
Óleo de argan e outros semelhantes podem trazer mais brilho aos cabelos.
Para desembaraçar cabelos crespos ou ondulados, o melhor é começar usando os próprios dedos; em seguida, utilize um pente de dentes largos ou uma escova com cerdas mais separadas.
Sempre comece desembaraçando das pontas até a raíz.
Evite pentear os cabelos já secos.
[h2 type=”2″ width=””]Modelando Cabelos Crespos e Ondulados[/h2]
Produtos modeladores são estratégicos para conseguir chegar ao visual que você quer – que pode ser tanto com bastante volume quanto com o mínimo possível.
Para controlar o volume mas, ao mesmo tempo, definir os cachos, a mousse de cabelo é a melhor opção de todas. O ideal é aplicá-lo com os cabelos ainda úmidos e amassar as mechas com as mãos.
Se a ideia é apenas diminuir o frizz, além da dica de pentear os cabelos ainda no banho, o indicado é passar óleos específicos para esse fim – ou mesmo um pouco do já citado óleo de coco nas pontas.
Se o seu objetivo é definir os cachos e aumentar o volume dos cabelos, use um difusor na ponta de saída de ar do seu secador de cabelos.
Se você não lavou o cabelo mas precisa ajeitá-lo mesmo seco, borrife-o com uma mistura de água e leave-in; em seguida, amasse as mechas para definir os cachos.
Outras dicas práticas para modelar seus cabelos é prendê-los num coque frouxo por uma ou duas horas. Ao soltá-los, os cachos estarão mais definidos.
Você também poderá separar mechas, torcê-las e prendê-las na hora de ir dormir. Solte-os na manhã seguinte e eles estarão com ondas mais definidas e sem frizz.
[h2 type=”2″ width=””]Pintando Cabelos Crespos ou Ondulados[/h2]
Mesmo se a coloração for idêntica, cabelos ondulados podem apresentar um efeito diferente do dos lisos com o mesmo tom de tintura. Isso acontece porque lisos refletem melhor a cor.
Portanto é de fundamental importância conversar com um bom colorista antes de pintá-los, de modo que se investigue a necessidade de adaptação de tintas para se chegar ao tom desejado.
A boa notícia é que a necessidade de fazer luzes diminui em cabelos cacheados: por causa de sua estrutura em espiral, eles tendem a refletir a luz de formas diferentes em cada ponto dos fios. A cor nunca fica chapada.
A grande recomendação é dobrar os cuidados com cabelos crespos que sofreram colocação: banhos de brilho, hidratações periódicas e outros tratamentos devem ser agendados junto a especialistas, utilizando bons produtos.