Cuidados com o Bebê nos Dias de Calor

Escrito por

No verão, os cuidados dos pais devem ser redobrados para que o bebê tenha bem-estar e maior conforto em todas as horas do dia. Principalmente durante o sono, que pode ser prejudicado por conta do calor intenso no quarto. A sensação térmica, comparada a que os adultos sentem, é a mesma. Então por que as crianças precisam de atenção maior? Saiba mais a seguir.

Quanto mais novas as crianças, mais suscetíveis a quadros de desidratação estão. Há casos que chegam a ser passíveis de internação para que o organismo se recupere.

Mantenha a Temperatura Amena – Mas com Cuidado

climatizadorApesar de ser a escolha de muitos pais, os ares-condicionados oferecem riscos ao seu bebê. Ressecam o ar e podem causar problemas respiratórios.

Devido ao acúmulo de impurezas em seu filtro, o ar-condicionado, quando desligado e ligado novamente, joga-as de volta no ambiente.

Limpe o filtro semanalmente ou prefira os climatizadores e umidificadores de ar no quarto do bebê.

A Roupa Certa para o Bebê em Dias de Calor

Opte por vestir o pequeno com roupas bem leves, mais largas e confortáveis.

bebê jardimPriorize as peças feitas a partir de fibras naturais, já que as sintéticas retêm o calor e, consequentemente, trazem incômodos para o bebê. Assim, você pode evitar o surgimento de assaduras e brotoejas.

É importante não deixar nenhuma parte do corpo da criança exposta diretamente ao sol; por isso, é essencial que ela utilize chapéus, não apertados, e com abas largas.

Evite vesti-la com peças que tenham elásticos, pode atrapalhar a circulação sanguínea.

Use também protetores solares. Alguns podem ser aplicados na pele do bebê a partir dos seis meses de vida. Porém, é de suma importância que você consulte a opinião de um pediatra.

Alimentação do Bebê no Verão

A alimentação requer um cuidado especial.

comida papinha bebêDê preferência sempre a alimentos feitos em casa. Não dê nenhum alimento ou bebida com procedência desconhecida.

Se da necessidade de alimentos industrializados, que sejam de marcas e locais da sua confiança para evitar quaisquer tipos de infecção ou virose.

No momento do transporte, você também precisa ter uma atenção especial.  No calor, a comida pode se deteriorar ou estragar com facilidade.

A sopinha, por exemplo, deve ser bem armazenada e ingerida pouco tempo após seu preparo; a água deve ter origem conhecida e prefira as potáveis; e se o seu filho ingere fórmula de leite em pó, só prepare para o consumo imediato.

Dar bastante líquido, como água, água de coco e suco de frutas, é importante para repor os sais minerais que o corpo perda ao longo do dia e, assim, a desidratação seja evitada.

Lembrando que bebês com menos de seis meses não precisam de água, mesmo no calor, já que o leite materno os mantêm hidratados.

Horários do Sol para Crianças Pequenas

Vale sempre relembrar os horários mais indicados para que as crianças tomem sol, já que é uma fonte essencial de vitamina D: antes das 10h e depois das 17h.

Neste intervalo de tempo, o ideal é que as crianças permaneçam dentro de casa ou em locais que façam sombra. Por isso, os passeios devem ser feitos sempre no início da manhã ou no final da tarde.

É importante sempre retirar colchões e outro objetos que deixam o carrinho ainda mais quente para que seu filho permaneça confortável e com o bem-estar garantido.

Cuidados com a Pele do Bebê em Dias Quentes

Os cuidados com a pele sensível do bebê são muitos, principalmente no calor. Para que a respirabilidade dos poros esteja garantida, deixe-o um pouco sem roupa e sem fralda durante o sono da tarde, por exemplo.

bebê óculos escurosApesar de serem os preferidos das mamães, evite o uso de cremes e óleos infantis.

Durante o calor, eles também podem ajudar no desenvolvimento de dermatites e outras alergias de pele caso não sejam retirados totalmente mesmo após o banho.

O talco também pode ser um inimigo.

Muitos pais passam nos filhos em épocas quentes com o pensamento de mantê-los mais frescos, mas a verdade é que quando ele entra em contato com a pele molhada, o resultado pode ser o oposto.

Além disso, deixe eles sequinhos para aumentar o conforto sempre.

Outro perigo que o talco oferece está nas partículas do pó. Há o risco de elas entrarem nas vias respiratórias das crianças. Faça a limpeza com uma pequena quantidade do produto que seu pequeno ficará cheirosinho da mesma maneira.