Decoração Econômica para o Quarto do Bebê

Escrito por

Decorar o quarto do bebê é um momento de grande alegria durante a gravidez. E de forma alguma deve causar ansiedade para quem está com o orçamento mais apertado. Aprenda a montar um quartinho econômico – e encantador! – para o pequeno que está para chegar.

As palavras de ordem para montar o quarto do bebê são segurança e limpeza. Toda decoração do ambiente deve obedecê-las. Posto isso, confira algumas ideias de grande efeito, mas sem gastar muito.

Preparando o Cômodo para a Decoração

É importante que o quarto do bebê seja clarinho e arejado.

Tons pastéis ou o branco puro não apenas são calmantes para o bebê, ajudando no relaxamento, como facilita a identificação de sujeiras que deverão ser removidas imediatamente.

quarto bebe listras horizontais

Listras horizontais dão a sensação de um quartinho mais amplo

Na hora de pintar, utilize tinta à base de água. O cheiro é bem mais fraco e são simples de lavar.

Outra alternativa cada vez mais utilizada são os tecidos autocolantes, semelhantes ao papel de parede. Eles são baratos, impermeáveis, laváveis e vem em muitas cores e estampas.

Se o ambiente é pequeno e quiser ampliá-lo, uma ideia é usar um friso de parede. Você poderá usar um papel de parede estampado na metade inferior do friso e uma cor lisa na superior, até o teto.

Outro truque é instalar tecido estampado com listras horizontais numa das paredes do quartinho.

Se o pé direito do cômodo for muito baixo, use listras verticais.

Economizando no Piso e na Janela

Se estiver em bom estado, o piso pode ficar como está – o que significa economia. Dispense carpetes, que acumulam mais poeira. Tapetes também são dispensáveis, pois podem provocar tropeções perigosos para quem carrega o bebê no colo.

Se fizer questão de “vestir” o chão, opte por um modelo amplo, que cubra a maior parte do espaço de circulação, e aplique fitas antiderrapantes no seu verso.

Nas janelas, você vai precisar colocar um bom blecaute. O bebê dorme, também, durante o dia, e um ambiente mais escurinho é sempre mais relaxante.

A segunda camada, mais decorativa, pode ser de voal de algodão. É um tecido fino, leve, com bom caimento e totalmente natural.

Iluminação do Quarto do Bebê

Você pode manter um lustre ou spot de teto: ele será útil para limpar e organizar melhor o quartinho durante a noite, quando o bebê estiver em outro lugar.

Mas com ele presente, a luz é forte demais para incidir diretamente sobre o pequeno. Utilize, no lugar, a luz difusa de abajures ou arandelas de parede, sempre com uma boa cúpula.

Localize-os, de preferência, próximos ao trocador de fraldas.

Móveis para um Quarto Econômico de Bebê

quarto de bebe verde madeiraSim, você pode procurar por móveis de segunda mão. Desde que em bom estado e funcionamento correto, não há problema algum.

A pintura não pode estar descascada, a madeira não pode soltar farpas, os mecanismos de movimentação das grades e altura do colchão precisam estar em dia.

No entanto, se você aderir à opção do usado, o colchão, travesseiros e forros do berço deverão ser novos. Afinal, eles absorvem bastante suores e outros líquidos de seu antigo dono, e podem ser difíceis de higienizar profundamente.

Além do armário, do berço e do trocador, será preciso uma peça que acomode acompanhantes da criança, como a própria mãe ou uma babá. O ideal é providenciar uma cama de solteiro; no mínimo, uma poltrona confortável para amamentação.

Decoração: Não se Comprometa com Personagens Fixos

Evite usar peças fixas, como papel de parede, cortinas ou decalques para móveis, com personagens infantis. Eles serão difíceis de remover na hora que a criança crescer e se apaixonar por outro personagem.

Prefira lençóis, almofadas, adesivos de parede em vinil, brinquedos e quadros com bichinhos famosos.

Quanto mais neutros os itens fixos, menos reformas serão exigidas conforme a criança for crescendo.

Outros Detalhes Econômicos para Incrementar o Cômodo para o Bebê

quarto bebê estrelinhasPrateleiras costumam ser mais baratas do que estantes. Compre várias delas e verticalize brinquedos, porta-retratos e livros. Isso, em si, já é decorativo e libera bastante espaço de circulação.

Maçanetas e puxadores podem ser trocados por modelos mais apelativos. São dois acabamentos simples que trazem um ótimo efeito ao ambiente.

Você também pode enquadrar uma peça de roupa especial do bebê e pendurar na parede. Pode ser um par de sapatinhos dentro de uma caixa de acrílico, pode ser a roupa de saída da maternidade ou batizado.

Utilize objetos charmosos que você já tenha. Espelhos, quadros, caixinhas organizadoras e vasinhos podem ficar perfeitos.