Aumente as Chances de Engravidar Naturalmente

Escrito por

 

Quando um casal decide engravidar, tem início uma fase diferente em suas vidas.

Muitas mulheres sentem dificuldade para engravidar naturalmente – e isso se deve principalmente à falta de conhecimento sobre o próprio corpo.

Conhecer o próprio ciclo menstrual irá ajudar muito a programar as relações sexuais para dias próximos da ovulação, aumentando as chances de engravidar.

Nestes casos, conhecer as dicas médicas é fundamental para organizar a conhecida “tabelinha”, mas entender o próprio corpo também irá ajudar.

Suas Chances de Engravidar Naturalmente

A cada ciclo feminino (normalmente mensal), o casal tem 20% de chances de engravidar.

Após um ano de tentativas é comum que 85% dos casais obtenham sucesso. Os 15% restantes fazem parte dos casais que possuem problemas de fertilidade.

Depois de um ano de tentativas sem sucesso, portanto, é indicado que se procure uma clínica de reprodução humana.

Entenda o Período Fértil

A ovulação é o processo de liberação de um óvulo, sendo o período fértil feminino.

mao bebeA cada mês um óvulo amadurece no ovário e é liberado para as trompas, sendo que o ovário que libera o óvulo é arbitrário.

O óvulo, quando não fecundado, dura apenas 24 horas no organismo feminino, enquanto o espermatozoide vive por dois ou três dias.

Por isso, é indicado que a relação sexual aconteça cerca de dois dias antes da ovulação até 24 horas após.

Para descobrir quando será o período fértil é preciso saber quantos dias dura o seu ciclo menstrual.

O ciclo tem início no primeiro dia da menstruação com sangue vermelho vivo. Quando souber o dia exato em que isso irá acontecer, conte de 12 a 16 dias para trás. É provável que entre esses dias ocorra a ovulação.

Para mulheres que tem o ciclo de 28 dias, normalmente a ovulação ocorre no 14º dia do ciclo.

Mas lembre-se: é fundamental identificar os sinais do próprio corpo para conhece-lo melhor e contar com mais exatidão quando irá acontecer a ovulação.

Tentando Engravidar: Conheça os Sinais do seu Corpo

O corpo feminino dá alguns indícios de que a ovulação está prestes a acontecer. Você pode identificar a ovulação de três formas:

  • Temperatura: A temperatura do corpo aumenta cerca de 0,5ºC no período fértil, sendo que a relação pode acontecer até três dias antes da maior temperatura;
  • Muco Cervical: O muco cervical muda no período fértil e fica com uma textura e volume diferentes, sendo mais claro e elástico;
  • Desconforto Abdominal: Esse sinal é mais difícil de ser percebido, mas quando ocorre a ovulação a mulher sente um leve desconforto abdominal.

Se mesmo com esses cuidados ainda houver dificuldade para engravidar, deve-se procurar um especialista ou uma clínica de reprodução humana para identificar possíveis causas.

Hábitos Saudáveis para Facilitar a Gravidez

Os hábitos saudáveis também são fundamentais para aumentar as chances de um casal ter filhos.

Quando se tenta engravidar o primeiro passo é parar de fumar e de ingerir bebidas alcóolicas, dica que vale para os homens e mulheres.

gravidezMelhorar os hábitos alimentares, com um intervalo de três horas entre as refeições também é importante.

Para os homens, uma dica é não ingerir excessivamente alimentos que contenham hormônios, como carnes e leite, pois esse hábito pode prejudicar a produção de espermatozoides.

No caso das mulheres o controle do peso é importante para a fertilidade e também para manter a saúde durante a gestação. Aproximadamente 40% das mulheres obesas possuem problemas de ovulação, prejudicando a fertilidade.

Dessa forma, quando um casal tenta engravidar é fundamental manter bons hábitos, como alimentação balanceada, com intervalos regulares, praticar atividades físicas e eliminar hábitos danosos à saúde, como fumo e álcool.

Autoria: Texto elaborado pela equipe da Mater Prime.