Os antioxidantes e suas funções no organismo !

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Os antioxidantes são um conjunto heterogênio de substâncias formadas por vitaminas, minerais, pigmentos naturais e outros compostos vegetais e, ainda, enzimas, que bloqueiam o efeito danoso dos radicais livres.

O termo antioxidante significa que impede a oxidação prejudicial de outras substâncias químicas, que ocorrem nas reações metabólicas.

Os antioxidantes são substâncias que ajudam a neutralizar os radicais livres, que podem prejudicar as células.
Os antioxidantes mais conhecidos são a vitamina C, o beta caroteno (um derivado da vitamina A e a vitamina E.
Estes antioxidantes ocorrem naturalmente em frutas e vegetais, assim como em grãos integrais.

Os antioxidantes são um dos suplementos mais visados por atletas e pessoas que tenham por objetivo a saúde e o controle do envelhecimento.

Os antioxidantes são basicamente compostos químicos que combatem substâncias no organismo conhecidas como radicais livres.

O que são Radicais Livres ?

Radicais livres são moléculas naturalmente presentes no nosso organismo, envolvidas em vários processos, tais como, respiração e contração muscular.

Alguns fatores como poluição, luz solar e o tabaco aumentam a presença dos radicais livres no organismo.

alguns fatores como poluição, luz solar e o tabaco aumentam a presença dos radicais livres no organismo.

Alguns fatores ambientais como a luz solar, o tabaco e a poluição, ou mesmo a pratica de exercício físico EXTENUANTE, podem conduzir ao aumento da formação destas substâncias no nosso organismo.

Estas moléculas, quando em quantidades excessivas, podem ter uma ação negativa: podem provocar alterações no nosso DNA, nas proteínas e nos ácidos gordos polinsaturados, presentes nas nossas células.

Os danos causados pelos radicais livres têm sido relacionados com o desenvolvimento de determinadas doenças, como o cancro, doenças cardiovasculares, cataratas e doença de Alzheimer.

Os radicais livres são moléculas instáveis que flutuam na corrente sanguínea, causando danos aos tecidos.

Estes radicais livres podem ter diversas origem tais como o metabolismo do oxigênio ( o simples ato de respirar provoca a formação de radicais livres) e o processo de sintetização dos alimentos.

PORTANTO: Os Antioxidantes são nutrientes que combatem e neutraliza os radicais livres.

Principais fontes de anti-oxidantes

As armas primárias desta luta são as vitaminas C e E, carotenoide e o selênio mineral.

Muitos alimentos são fontes ricas de antoxidantes.

laranjas como fonte de vitamina c

Os carotenoides ou betacarotenos, são encontrados na laranja e vegetais folhosos tais como cenoura, batata doce, couve, espinafre, damasco, melão, pêra, abóbora, agrião, brócolis.

A vitamina C é encontrada nas frutas cítricas e vegetais como brócolis e pimenta.

A vitamina E é encontrada em sementes e castanhas, bem como o feijão e óleos vegetais.

O selênio está presente em frutos do mar, grãos e castanhas do Pará.

Qual a relação da atividade física intensa com a produção de radicais livres ?

São vários fatores que aumentam a produção de radicais livres no organismo como por exemplo infecções, radiações, doenças.

A atividade física intensa também é um dos fatores que aumenta a produção de radicais livres.

Os atletas e praticantes de atividade física, sendo ela intensa e prolongada, estão mais suscetíveis à produção de radicais livres, podendo levar ao envelhecimento precoce.

Fonte de antioxidantes

Obtemos os antioxidantes pelos alimentos, sendo encontrados na sua maioria nos vegetais, o que explica parte das ações saudáveis que as frutas , legumes, hortaliças e cereais integrais exercem sobre o nosso organismo.

Principais tipos de antioxidantes:

O selênio está presente em grãos e castanhas, e nos frutos do mar.

O selênio está presente em grãos e castanhas, e nos frutos do mar.

* Vitamina C
* Vitamina E
* Betacaroteno
* Flavonóides
* Selênio
* Zinco
* Licopeno
* Cobre
* Conservantes (aditivos de alimentos)
* Compostos fenólicos

O que são ingredientes funcionais?

Os ingredientes funcionais são os ingredientes ou alimentos que podem ter propriedades benéficas além da nutrição básica.

Por exemplo, esteróis de plantas obtidos naturalmente de extratos de plantas são, agora, adicionados a alguns sucos para ajudar a reduzir o colesterol.

Suco verde
 
Os alimentos que contêm pelo menos 4 gramas por porção de esteróis de plantas, consumidos duas vezes por dia junto com as refeições, para uma ingestão total diária de pelo menos 8 gramas, como parte de uma dieta com baixo teor de gordura saturada e colesterol, pode reduzir o risco de doenças cardíacas.

As dietas com baixo teor de gordura saturada e colesterol que incluem 25 gramas de proteína de soja por dia podem reduzir o risco de doenças cardíacas.

Indicações de benefícios à saúde dos alimentos funcionais estão sujeitas a exigências detalhadas.

Fontes: karatebarretos / Wikipedia  /  thebeverageinstitute.org
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