A Mochila Escolar Está Pesada?

Escrito por

A volta às aulas envolve uma série de compras e verificações. Uma delas é o peso da mochila do seu filho.Livros, cadernos, agendas e estojos muitas vezes tornam as mochilas pesadas demais, o que pode ocasionar problemas posturais, desvios na coluna e dores nas costas. Para crianças em idade de crescimento, isso pode ser algo muito sério. Veja o que fazer a seguir.

Problemas Causados pelo Excesso de Peso de Mochilas Escolares

  • mochilaEscoliose: a coluna entorta para um dos lados e um ombro fica mais alto que o outro. Isto pode acontecer se o aluno carrega a mochila em apenas um dos ombros;
  • Hiperlordose: as nádegas ficam empinadas porque há um aumento da curvatura que fica perto da base da coluna;
  • Hipercifose: formação de uma corcova, deixando ombros e pescoço inclinados para frente;
  • Pinçamento de nervos: entre as vértebras da coluna há uma espécie de amortecedor (disco), que pode sair do lugar nos casos de má postura, comprimindo um nervo da coluna;
  • Hérnia de disco: também provocada pela saída do “amortecedor” do seu lugar habitual.

O Ministério da Saúde recomenda que o peso das mochilas não deve ultrapassar o equivalente a 10% do peso da criança. Ou seja, um estudante de 40 kg não pode carregar mais do que 4 kg de material escolar.

Como Carregar a Mochila Corretamente

mochilaAs mochilas devem terminar na altura da cintura. Nunca podem ser maiores que as costas do aluno e precisam ser levadas com as duas alças nos ombros.

Alguns adolescentes têm o hábito de carregar a mochila em um ombro só, mas isso prejudica a distribuição do peso carregado, que se acumula em um único lado do corpo.

Deve-se dar preferência às mochilas com poucos bolsos. Quanto mais divisões e compartimentos a mochila tem, maior é a tentação em levar vários objetos para a escola.

Se, infelizmente, a mochila continuar pesada, procure uma que tenha rodinhas.

O puxador deste tipo de bolsa deve ficar na altura do punho da criança para evitar que ela se abaixe enquanto transporta a mochila.

Dicas para Diminuir o Peso da Mochila Escolar

Outra dica é não colocar a lancheira dentro da mochila. Já será um item a menos para levar. Só devem ser carregados os objetos que serão realmente utilizados. O que não for necessário deve ficar em casa ou nos armários da escola.

A criança deve evitar levar brinquedos, roupas e aparelhos eletrônicos se estes não forem servir para nada.

O ideal é comprar uma mochila que também possua puxador e rodinhas. Esta é a solução definitiva se a mochila continuar pesada demais.