Terreno ou Lote para Construção da Casa: Dicas Importantes

Escrito por

Você se encantou com aquele terreno ou lote e logo começou a sonhar com a construção da casa. Afinal, ela é desde sempre tão desejada! Mas antes de literalmente botar as mãos à obra é necessário verificar as verdadeiras condições físicas e legais daquele pedaço de terra. Confira conosco algumas dicas importantes.

Antes de Construir a sua Casa

Antes de comprar ou construir, vá na Prefeitura e verifique o registro do terreno (IPTU). Ele deve estar em área onde é permitido construir. Lá, você também deverá verificar uma série de detalhes que vão assegurar que você será o legítimo proprietário da área, sem maiores complicações.

casa projeto terrenoEm seguida, você deverá demarcar o lote de acordo com o que está na escritura ou conferir se a demarcação existente está correta. Tenha a absoluta certeza que o tamanho de seu terreno confere com o da escritura, Ela não poderá estar em conflito com vizinhos.

No tocante à estrutura do terreno, cheque se existe o risco de desabamento da casa. Desníveis no terreno e diferenças de solo não podem ser ignorados.

Muita atenção se o solo do terreno é fraco, como brejo, encosta ou um pântano etc. Sinal amarelo também para riscos de enchente. Isso ocorre quando você está no ponto mais baixo em relação aos vizinhos e a rua, riachos e encostas.

Não dispense a contratação de um engenheiro. Apenas ele estará qualificado para informar se o terreno possui condições para a construção de uma casa.

Preparação do Terreno para o Início das Obras

terreno casaO terreno terá que ser totalmente limpo antes do início da obra que  compreenderá os serviços de capina e escavação. Tome os devidos cuidados de forma a evitar danos a terceiros.

Deverá ser solicitada a instalação provisória de luz e água. Antes de começar a obra o melhor é se informar e programar cada etapa. Lembre-se que empregados parados (esperando material, etc.) continuam recebendo salários!

Exatamente por isso é importante você planejar qual é a melhor época do ano para realizar as obras. Isso pode depender bastante das condições climáticas da área. Analise os detalhes com vários meses de antecedência.