Tendência 2019/ 2020: A Volta das Cores na Decoração

Escrito por

Assim como na moda, a decoração também encontra suas fases e tendências. Ela só demora mais para mudar, já que reformas e móveis costumam durar muito mais do que uma peça de roupa. Depois de muitos e muitos anos de minimalismo e tons neutros, arquitetos de interiores e decoradores começam a apontar para a volta das cores na decoração. Fique por dentro a seguir.

A Mudança do Neutro para o Colorido na Decoração

Desde os anos 90 a decoração tem valorizado a leveza dentro dos espaços. Além disso, os imóveis tem se tornado cada vez menores e o grande truque para dar a sensação de amplidão é a adoção de cores claras e poucos móveis.

paleta de coresPortanto não é de se estranhar que o estilo minimalista tenha se popularizado tanto. O estilo escandinavo é uma versão mais recente disso, mas com um toque mais humanizado e contemporâneo.

A volta das cores na decoração é mais um passo no sentido de alegrar os ambientes. De torná-lo menos impessoal; mais personalizado, surpreendente, renovado.

Mesmo a questão da ampliação de espaços menores se tornou secundário.

Cores que Estão se Tornando Tendência

sala dourada rosaSim, há algumas cores que estão mais em evidência nessa mudança de ares. O rosa antigo é um deles – tanto nas paredes quanto em móveis estofados, como sofás e pufes.

Nas paredes, verde é o novo cinza. Nos tons certos, o verde pode funcionar como um tom neutro. Lembre-se: ele está bem no meio do arco-íris e não é considerado nem uma cor quente, nem uma cor fria.

Aposte em verdes não muito brilhantes. Os mais fechados tendem a funcionar melhor. Se quiser algo mais claro, tente um pistache bem marcado.

tons terrosos salaTons terrosos também estão em alta. Mostarda, ocre, terracota, marrons. Elas evocam a natureza e ficam ótimos se você tem um cantinho verde em casa. Novamente, evite versões muito abertas dessas cores.

Se você souber a diferença entre um azul claro e um azul bebê, escolha o primeiro. O tom anis está ganhando relevância. Em compensação, o amarelo ácido tende a cair em desuso por enquanto.

Os detalhes prateados dão lugar aos dourados e acobreados.

No chão, a madeira está com tudo. As mais claras sustentam com equilíbrio a volta das cores no décor.

Como Introduzir Cores na Decoração da sua Casa

sala laranjaApesar da tendência, os especialistas em ambientes internos avisam: o minimalismo e cores neutras, como o branco e o cinza, não estão automaticamente fora de moda. Você não precisa pintar as paredes ou renovar a forração do sofá por conta disso.

Afinal, a decoração de uma casa reflete muito intimamente a personalidade de quem mora ali. Siga tendências apenas se você sentir que faz parte dessa mudança.

Sim, você pode mudar inteiramente a paleta do seu imóvel. Ou simplesmente mudar um ou outro detalhe para algo com mais cor. Almofadas, tapetes, luminárias e outros acessórios podem cumprir esse papel.

Vá devagar para perceber melhor sua aceitação das cores. Quando achar que chega, pare.

Escolha um só cômodo para começar a mudar. Se quiser substituir objetos neutros por coloridos, coloque os antigos em outro cômodo mais neutro da casa.

Uma dica é substituir mesas, estantes, aparadores e outros móveis brancos, espelhados ou em vidro pelos de madeira. Que evocam a tendência da sustentabilidade na decoração, que está chegando com tudo.