Nem apenas de tijolos é revestida uma churrasqueira. Existem outros materiais que podem inová-las. Mas cuidado: é sempre importante levar em conta aspectos como resistência ao calor e à manchas de gordura e outros ingredientes. Conheça algumas ideias a seguir.[clear]
Churrasqueiras clássicas de alvenaria não são mais as únicas opções para quem valoriza uma boa carne na brasa. Atualmente há alternativas em outros materiais – alguns deles oferecidos pelo mercado na forma de kits prontos para o próprio proprietário monte sozinho.
De qualquer forma vale a pena olhar mais de perto as novidades em revestimentos para sua churrasqueira.
[h2 type=”2″ width=””]Revestimentos para Churrasqueiras: Porcelanato e Cerâmica[/h2]
O porcelanato é um material altamente resistente que pode tranquilamente revestir uma churrasqueira. Sob alta temperatura ele não dilata nem trinca.
Outra vantagem é que ele é fácil de limpar e é mais barato do que as demais opções de revestimentos. Além disso seus modelos incluem diversas aparências, entre elas até mesmo de madeira e pedras naturais.[clear]
Pastilhas de porcelana, tão utilizadas em áreas úmidas como banheiros e saunas, quem diria, também resistem às altas temperaturas. Como vêm em pequenas unidades são a solução ideal para projetos com superfície curva.
Atenção: a argamassa indicada para fazer o assentamento tanto do porcelanato quanto das pastilhas em superfícies sujeitas ao calor intenso é a do tipo ACIII.
[h2 type=”2″ width=””]Churrasqueiras Revestidas de Aço Inox[/h2]
Muitas churrasqueiras, especialmente as pré-montadas, são revestidas internamente em aço inox. No entanto esse material continua valendo como revestimento externo também, dando um toque contemporâneo à área.
Você pode até mesmo fazer um revestimento interno em tijolos clarinhos e externamente em inox. Fica lindo.[clear]
O aço inox é resistente e bem mais prático na hora de limpar. Ele pode vir em peças inteiriças, num visual bem mais clean, ou mesmo em pastilhas, mais surpreendente.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Pedras Naturais como Revestimento de Churrasqueiras[/h2]
Pedras naturais podem dar um toque rústico ou mesmo elegante para a sua churrasqueira.
Quando aplicadas em seus formatos originais, dão um ar de natureza presente. Esses projetos ficam perfeitos em localidades montanhosas, próximas a florestas, rios e lagoas.
Combinam muito bem com outros elementos em madeira.[clear]
Outra proposta, desta vez mais contemporânea, é o uso de filetes de pedra São Tomé.
São perfeitas para churrasqueiras em localidades mais urbanas ou decoração mais moderna.[clear]
Se quiser conferir um ar mais nobre ao ambiente, aventure-se no universo dos mármores e granitos. Tons mais escuros são mais indicados, já que não mancham com carvão, lenha, gorduras ou bebidas.[divider]
Se ainda assim você não abre mão de uma pedra mais clara, aposte na impermeabilização do material.
É importante ressaltar que quartzos e materiais sintéticos não devem ser instalados em churrasqueiras externas, sujeitos a intempéries, ou mesmo junto a altas temperaturas.
Também vale lembrar que pedras não são indicadas para revestir o fundo da churrasqueira, pois podem ser facilmente chamuscadas.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Churrasqueiras Revestidas de Madeira[/h2]
Sim, a madeira também pode revestir uma churrasqueira. No entanto, como ela é naturalmente inflamável, deverá ser aplicada sobre uma estrutura de isolamento de calor.
Tijolos refratário a altas temperaturas é uma ótima opção.
Por cima deles você poderá criar uma série de paginações com madeira. O tipo espinha de peixe aparece na nossa imagem de destaque deste artigo.
Outra ideia é recriar um deck com tábuas finas e espaçamento bem estreito.
De todo modo, o importante é que a madeira esteja tratada para não chamuscar com facilidade e tornar a limpeza mais simples.