Pisos Laminados: 5 Coisas que Você Nunca Deve Fazer

Escrito por

Quando se pensa em trocar o piso de uma casa ou apartamento, uma das opções que logo vêm a mente é o piso laminado. Ele é bonito e prático, mas é preciso ter alguns cuidados na hora da manutenção.

Não é à toa que os pisos laminados são um sucesso: ele está entre os mais recomendados pelos profissionais da decoração, tanto pela beleza, quanto pela praticidade de instalação e custo-benefício.

Mas o que muita gente não sabe é que o piso laminado requer cuidados específicos para que se mantenha sempre belo e com aquele brilho que tanto adoramos.

Cuidar de um piso laminado não tem lá tanto mistério, mas para ajudar você separamos cinco práticas que você deve evitar para conservar o seu piso sempre impecável. Confira.

1. Não Instale Piso Laminado em Áreas Úmidas ou com Sol Direto

pisos laminados salaUm dos primeiros cuidados que você deve ter com o seu piso laminado vem já na instalação: esse modelo de piso precisa ser aplicado somente em áreas internas, como quartos, salas e ambientes de passagem, onde não haja incidência direta de luz solar.

Isso por que a ação do sol faz com que o piso desbote no decorrer dos anos.

Da mesma forma, deve-se evitar locais muito úmidos ou molhados, como cozinhas e banheiros, o material pode absorver essa umidade e ser danificado.

2. Nunca Encere o seu Piso Laminado

Diferentemente dos pisos de madeira, os laminados não podem ser encerados em circunstância alguma.

Isso acontece porque, como esse revestimento é impermeável, a cera não será absorvida e, portanto, a superfície ficará engordurada e escorregadia.

Além disso, a cera ajudará a reter partículas de sujeira (como areia, por exemplo), que podem causar arranhões e manchas no piso.

O uso de enceradeiras também é contraindicado. Porém, existem produtos específicos para esse tipo de piso, é importante checar com o vendedor qual produto ele indica.

3. Não Utilize Água ou Produtos Abrasivos na Limpeza

Você também deverá ter muito cuidado ao limpar o piso laminado, uma vez que essa superfície não pode ser lavada com água.

Como explicado acima, o piso é impermeável, no entanto, suas bordas e fundo não são, o que facilita o acúmulo de líquidos nessas áreas.

pisos laminados sala

Além disso, você também não deve utilizar produtos de limpeza abrasivos, como aqueles multiuso e a água sanitária, por exemplo.

Ao realizar a higienização do piso, portanto, prefira produtos neutros (no fim do post você confere dicas de limpeza para piso laminado).

4. Seque Imediatamente Quaisquer Líquidos Derramados

Derramar líquidos no chão, como refrigerantes e café, por exemplo, é algo bastante comum e difícil de evitar – afinal, acidentes acontecem.

Mas os líquidos podem manchar o seu piso laminado. Quando derramar algo nessa superfície é fundamental secá-la imediatamente!

5. Evite Arrastar Móveis

Se tem algo que arranha e danifica um piso laminado, é aquele “arrasta-arrasta” de móveis. Portanto, evite fazer isso sempre que possível e, quando for preciso, coloque um cobertor grosso por baixo do móvel antes de movê-lo.

Uma dica legal é colocar protetores de feltro nos pés dos móveis, especialmente naqueles movidos com frequência, como sofás e poltronas.

No caso das cadeiras e móveis com rodinhas, certifique-se de que elas sejam de poliuretano ou silicone.

Como Limpar o Piso Laminado

Agora que você já sabe o que não deve fazer com o seu piso laminado, já conseguirá evitar grande parte do risco de manchas e arranhões.

É hora de conferir algumas dicas de limpeza que você deve seguir para manter o piso sempre belo e impecável:

  • Limpe o piso diariamente (ou o mais frequentemente possível) com uma vassoura de cerdas macias – jamais use as de piaçava! – ou aspirador de pó com tecido ou escova no bocal.
  • Utilize produtos de limpeza neutros, como os detergentes e aqueles com ação desinfetante, tomando o cuidado para que sejam sempre diluídos em água.
  • O pano deve ser sempre bem torcido, de forma que fique apenas úmido e jamais encharcado. Além disso, cuide para passá-lo sempre no sentido do comprimento das réguas.
  • Para remover manchas mais difíceis ou arranhões, busque sempre produtos específicos para piso laminado.
Autoria: Texto elaborado pela equipe da Harpia Casa.