Como Usar Pano de Microfibra na Limpeza da Casa

Escrito por

O pano de microfibra é muito fino: suas fibras possuem um centésimo do diâmetro do cabelo humano. Por isso, dependendo de seu tipo, são tão precisos na hora de fazer a limpeza da casa. Saiba mais sobre esse tecido tão especial e como utilizá-lo na manutenção de itens domésticos.

Também conhecido como toalha de microfibra, o pano de microfibra em geral é vendido nos tamanhos 80/20 e 70/30.

É feito de poliéster e de poliamida, responsável pela alta capacidade de absorção de líquidos e pela maciez. Também se torna muito resistente, sendo capaz de remover ceras e polidores.

O potencial de cada tipo de pano de microfibra varia de acordo com sua espessura e a quantidade de fibras presente. Isso fará toda a diferença na hora da limpeza da casa ou mesmo do seu automóvel.

Tipos de Pano de Microfibra e seus Usos

panos de microfibraO pano de pelo curto é o mais simples. Serve para limpar superfícies lisas que não sejam muito delicadas, como cantinhos de portas, janelas, esquadrias, rodas e escapes.

Serve basicamente para remover o pó. Por ser mais fino, não é a melhor opção para aplicar ou remover água ou produtos de limpeza líquidos.

Já a toalha de pelo médio são mais versáteis. Podem ser passadas por praticamente qualquer superfície. Remove polidores e ceras, mas não é indicada para limpezas mais pesadas.

O pano médio possui uma versão mais felpuda, que é ainda mais eficiente. Ele já pode tratar todas as superfícies que receberam pintura, por exemplo. Ou para remover o pó de lixações.

A toalha de microfibra felpuda de pelo longo é a mais macia de todas. Ela serve a qualquer tipo de superfície, inclusive secagem de automóveis sem o perigo de riscar.

Sua versão mais sofisticada é a chamada toalha Waffle Weave, a mais eficiente para absorção de líquidos, limpeza de carros e de janelas. Com ela fechada, é perfeita para absorver oleosidades.
Além disso remove revestimentos e produtos de polimento.

Dica para Escolher Pano de Microfibra de Boa Qualidade

toalha de microfibraPara saber se a toalha de microfibra que você viu no mercado é de qualidade, existe um truque simples. Passe a mão sobre ela e sinta se é realmente macia. Veja se o pano manteve a marca da sua mão. Em caso afirmativo, sinal verde.

Panos eficientes são feitos a partir de uma trama de microfibra riscada. Absorve mais líquido que um chumaço de algodão e segura mais a sujeira.

Você também pode abrir a toalha e esticá-la à contra-luz. Quanto menos luminosidade passar, mais espessa e de maior qualidade ela é.

Derramar água diretamente sobre a trama também é um bom teste. O pano deverá absorver toda a água sem espalhá-la.