Além de antiderrapantes e antitérmicos, pisos drenantes evitam a formação de poças, levando a água para o solo. Por isso é ideal para áreas externas, como entornos de piscinas ou mesmo lounges a céu aberto. Saiba mais sobre esse revestimento.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Pisos para Áreas Externas: Evitando Enchentes[/h2]
Ideais para áreas externas, principalmente beiras de piscinas, calçadas e outros espaços que ficam constantemente sujeitos a serem molhados, os revestimentos drenantes são uma solução tecnológica e sustentável para evitar acidentes e deixar os projetos esteticamente belos.
Além de deixar o ambiente mais bonito e confortável, esses revestimentos têm a função sustentável de ajudar e escoar a água para o solo.
Eles são indicados para projetos que exijam área externa com permeabilidade, podendo ser utilizado para garagens, composição de jardins, parques e até calçadas públicas.
É uma solução ecológica, pois a água escoa entre o revestimento que é poroso de forma natural, mantendo o piso seco e sem poças. Esses modelos são a melhor opção para aproveitamento de áreas que necessitem de permeabilidade.
[h2 type=”2″ width=””]Pisos que Deixam a Água Retornar ao Solo[/h2]
Os pisos drenantes absorvem a água e reduzem o risco de enchentes, pois escoam quase completamente a água. Alguns modelos ultrapassam os 95% de drenagem. Tudo é feito com muita rapidez, impedindo o acúmulo do líquido.
Por não deixar poças – e também por sua qualidade antiderrapante – também aumentam a segurança das calçadas ou dos entornos de piscinas. Evita acidentes como quedas e escorregões.
Para os passeios públicos, a porcentagem efetiva de drenagem ideal para calçadas é de permeabilidade de 95%.
É, também, uma opção sustentável, pois, assim como em ambientes naturais, como jardins ou praias, a água é devolvida ao solo, ou seja, aos lençóis freáticos.
Assim como pedras e areia natural, alguns revestimentos drenantes também funcionam como filtros, ao devolverem a água ao solo, portanto, melhoram sua qualidade.
Esses revestimentos possuem capacidade de vazão de água que varia de 82 a quase 100%, permitindo a drenagem das águas pluvias para o subsolo
Por suas características sustentáveis e de proteção urbanística, esses pisos são indicados, inclusive, pelos órgãos públicos para a construção de áreas externas, já que se enquadram nas leis de áreas de permeabilidade impostas.
Com isso, conciliam-se as exigências de permeabilidade dos terrenos mantendo sua área útil.
[h2 type=”2″ width=””]Pisos Intertravados ou Drenantes?[/h2]
Eles podem ser do tipo intertravados, pisograma ou drenantes, feitos com diferentes tipos de materiais, tais como resinas, pedras ou cimentícios.
Todos eles têm a mesma função permeável, o que varia é a porcentagem de drenagem dos mesmos.
Os pisos intertravados e os drenantes tem a mesma função. A diferença é que os intertravados são de concreto pré-fabricado, com grande resistência ao trafego pesado, substituindo os antigos paralelepípedos.
Já a permeabilidade dos drenantes é melhor, pois, o material é poroso para a devida absorção. No entanto, os intertravados podem ser projetados para esta finalidade, formando espaços entre os blocos e colocados até junto com grama, dando a mesma função e beleza dos drenantes.
[h2 type=”2″ width=””]Instalação dos Pisos Drenantes[/h2]
É preciso saber instalar o piso drenante. Caso contrário ele não cumprirá suas funções adequadamente.
Para garantir a permeabilidade dessas peças, seu assentamento não é feito de maneira convencional, com argamassa e sobre contra-piso. Nesse processo a característica drenante do piso é anulada.
O correto é preparar o solo antes utilizando pedra britada grossa, outra camada de pedra britada fina e um banco de areia, só então colocar o revestimento.
A contenção lateral deve ser realizada com antecedência possibilitando o travamento do piso assentado. O solo deve ser preparado com uma enxada, preparado com os caimentos necessários para o perfeito escoamento.
Feito todo o processo corretamente, após a colocação e compactação do produto a liberação para o trânsito de pessoas e veículos é imediata.
Com esses pisos, os projetos podem unir sustentabilidade, urbanismo e praticidade, já que possibilitam a drenagem de água para o solo, evitam enchentes e possuem fácil manutenção (comparado a outros revestimentos para área externa).
[h2 type=”2″ width=””]Manutenção e Limpeza dos Pisos Permeáveis[/h2]
Só é necessário tomar os devidos cuidados na hora da limpeza, como por exemplo, não utilizar ácidos ou produtos de limpeza que sejam de base ácida.
Para limpar a sujeira acumulada na superfície do material, a melhor alternativa é utilizar lavadoras de alta pressão para a manutenção de sua função drenante.