Pisos Drenantes: Ecologicamente Corretos

Escrito por

Além de antiderrapantes e antitérmicos, pisos drenantes evitam a formação de poças, levando a água para o solo. Por isso é ideal para áreas externas, como entornos de piscinas ou mesmo lounges a céu aberto. Saiba mais sobre esse revestimento.

Pisos para Áreas Externas: Evitando Enchentes

Ideais para áreas externas, principalmente beiras de piscinas, calçadas e outros espaços que ficam constantemente sujeitos a serem molhados, os revestimentos drenantes são uma solução tecnológica e sustentável para evitar acidentes e deixar os projetos esteticamente belos.

bloco piso drenanteAlém de deixar o ambiente mais bonito e confortável, esses revestimentos têm a função sustentável de ajudar e escoar a água para o solo.

Eles são indicados para projetos que exijam área externa com permeabilidade, podendo ser utilizado para garagens, composição de jardins, parques e até calçadas públicas.

É uma solução ecológica, pois a água escoa entre o revestimento que é poroso de forma natural, mantendo o piso seco e sem poças. Esses modelos são a melhor opção para aproveitamento de áreas que necessitem de permeabilidade.

Pisos que Deixam a Água Retornar ao Solo

Os pisos drenantes absorvem a água e reduzem o risco de enchentes, pois escoam quase completamente a água. Alguns modelos ultrapassam os 95% de drenagem. Tudo é feito com muita rapidez, impedindo o acúmulo do líquido.

piso drenante piscinaPor não deixar poças – e também por sua qualidade antiderrapante – também aumentam a segurança das calçadas ou dos entornos de piscinas. Evita acidentes como quedas e escorregões.

Para os passeios públicos, a porcentagem efetiva de drenagem ideal para calçadas é de permeabilidade de 95%.

É, também, uma opção sustentável, pois, assim como em ambientes naturais, como jardins ou praias, a água é devolvida ao solo, ou seja, aos lençóis freáticos.

Assim como pedras e areia natural, alguns revestimentos drenantes também funcionam como filtros, ao devolverem a água ao solo, portanto, melhoram sua qualidade.

Esses revestimentos possuem capacidade de vazão de água que varia de 82 a quase 100%, permitindo a drenagem das águas pluvias para o subsolo

Por suas características sustentáveis e de proteção urbanística, esses pisos são indicados, inclusive, pelos órgãos públicos para a construção de áreas externas, já que se enquadram nas leis de áreas de permeabilidade impostas.

Com isso, conciliam-se as exigências de permeabilidade dos terrenos mantendo sua área útil.

Pisos Intertravados ou Drenantes?

piso drenante jacuzziEles podem ser do tipo intertravados, pisograma ou drenantes, feitos com diferentes tipos de materiais, tais como resinas, pedras ou cimentícios.
Todos eles têm a mesma função permeável, o que varia é a porcentagem de drenagem dos mesmos.

Os pisos intertravados e os drenantes tem a mesma função. A diferença é que os intertravados são de concreto pré-fabricado, com grande resistência ao trafego pesado, substituindo os antigos paralelepípedos.

Já a permeabilidade dos drenantes é melhor, pois, o material é poroso para a devida absorção. No entanto, os intertravados podem ser projetados para esta finalidade, formando espaços entre os blocos e colocados até junto com grama, dando a mesma função e beleza dos drenantes.

Instalação dos Pisos Drenantes

pisos drenantesÉ preciso saber instalar o piso drenante. Caso contrário ele não cumprirá suas funções adequadamente.

Para garantir a permeabilidade dessas peças, seu assentamento não é feito de maneira convencional, com argamassa e sobre contra-piso. Nesse processo a característica drenante do piso é anulada.

O correto é preparar o solo antes utilizando pedra britada grossa, outra camada de pedra britada fina e um banco de areia, só então colocar o revestimento.

A contenção lateral deve ser realizada com antecedência possibilitando o travamento do piso assentado. O solo deve ser preparado com uma enxada, preparado com os caimentos necessários para o perfeito escoamento.

Feito todo o processo corretamente, após a colocação e compactação do produto a liberação para o trânsito de pessoas e veículos é imediata.

Com esses pisos, os projetos podem unir sustentabilidade, urbanismo e praticidade, já que possibilitam a drenagem de água para o solo, evitam enchentes e possuem fácil manutenção (comparado a outros revestimentos para área externa).

Manutenção e Limpeza dos Pisos Permeáveis

Só é necessário tomar os devidos cuidados na hora da limpeza, como por exemplo, não utilizar ácidos ou produtos de limpeza que sejam de base ácida.

Para limpar a sujeira acumulada na superfície do material, a melhor alternativa é utilizar lavadoras de alta pressão para a manutenção de sua função drenante.