Escolher as peças para o seu piso é uma das melhores fases da construção ou reforma da sua casa.

Mas não é uma tarefa simples: junto com todas as variedades de materiais, cores e formatos de pisos vem, também, a forma com que ele será colocado no chão.

Com um mesmo conjunto de peças, sejam elas placas de porcelanato, cerâmica, ladrilho hidráulico, pedra ou tábuas de madeira, é possível criar um ambiente completamente diferente apenas mudando a maneira de paginar o piso.

Na hora de comprar o revestimento para o chão, procure saber na loja se eles possuem amostras de paginação para as peças que você tem interesse em adquirir.

Se você optar por combinar dois tipos diferentes de revestimentos, um detalhe importante para manter sempre em vista é que suas espessuras e juntas recomendadas devem ser as mesmas – caso contrário haverá variações de altura na hora da colocação, comprometendo o acabamento uniforme.

A seguir, mostramos algumas das formas mais populares de colocação de pisos. Inspire-se!

Assentamento Reto de Pisos

paginação de pisos

 

É a forma mais simples de layout com pisos: ele acompanha o posicionamento das paredes, exigindo o mínimo de recortes, sendo portanto a forma mais econômica, fácil e comum de assentamento.

As peças são posicionadas lado a lado, perpendiculares e em fileiras retas ao longo do ambiente.

O efeito básico é clean e moderno, mas combina com qualquer tipo de decoração: é o grande coringa das paginações.

Assentamento de Piso em Diagonal

piso diagonalAqui as peças são encaixadas umas nas outras em ângulos de 45 graus em relação à parede.

O ideal é que as extremidades da área sejam contornadas por peças partidas exatamente ao meio.

É uma colocação um pouco mais complexa do que o assentamento reto, mas ainda assim é de simples instalação e já adiciona uma “bossa” ao efeito final, já que as peças se apresentam em posição de diamante ao invés de quadrado.

Com o assentamento em diagonal, o ambiente tende a parecer um pouco mais amplo. Isso ocorre porque disfarça a estreiteza das fileiras retas, valorizando, no lugar, a amplitude do formato em diamante.

Em outras palavras, cada peça do piso parece se “esparramar” pelo chão, ao invés de se enfileirar.

É um excelente recurso para fazer um pequeno lavabo parecer maior, por exemplo.

Uma variação que exige experiência mais sólida em paginação é o assentamento em diagonal com peças bem pequenas (tozetos) encaixados entre as pontas das placas principais.

Além disso, os recortes aumentam, exigindo uma compra de 15% a mais de peças para compensar o desperdício.

Esse modelo pode funcionar, também, em colocações retas.