As possibilidades de aplicar o piso da sala, o quarto, o banheiro e até mesmo a cozinha são enormes. Elas tem o poder de transformar totalmente um ambiente. A seguir vamos explorar algumas delas.[clear]
Existem muitas formas de dispor as peças de um piso. No entanto, a criatividade quase sempre esbarra na abordagem técnica. Afinal, qual é a forma mais adequada de assentar o piso? Na diagonal ou reto?
[h2 type=”2″ width=””]Colocação Reta de Piso[/h2]
A colocação reta segue o desenho do cômodo, respeitando a posição das paredes.
Por conta disso, aproveita-se melhor o revestimento (placas, tábuas, ladrilhos, etc), demandando menos cortes.
É a forma mais tradicional de paginação de pisos. Dentro de imóveis residenciais, reinava sozinho até recentemente. Então, começou a perder terreno para a colocação diagonal.
Ainda é, entretanto,a melhor maneira de assentar porcelanato, em especial de peças grandes. E continua a predominar em imóveis comerciais.
[h2 type=”2″ width=””]Colocação Diagonal de Piso[/h2]
A paginação de pisos em diagonal é mais recente. Logo, ajuda a propor um ambiente mais contemporâneo. E contribui para projetos arquitetônicos e de decoração que sigam a abordagem moderna.
Ela posiciona a peça a 45 graus de inclinação em relação à parede.
A forma diagonal de colocação de pisos, todavia, requer a compra de uma quantidade maior de peças do piso escolhido: muitos cortes precisam ser feitos e acontece pouco aproveitamento das sobras.
Existe um incremento da perda de material, chegando à necessidade de 30% a mais de revestimento.
[h2 type=”2″ width=””]Escolhendo o Tipo de Paginação de Piso[/h2]
Uma ótima maneira de tirar dúvidas sobre qual tipo de paginação utilizar – se reta ou diagonal – é reservar dois cômodos diferentes e cobrir seus respectivos contrapisos com essas duas opções de colocação.
Como se trata de um teste para facilitar a visualização dos efeitos dessas duas opções de paginação, não utilize argamassa: deixe as peças soltas.
Em seguida compare ambos os cômodos e eleja o formato que melhor combina com a proposta da decoração.
[h2 type=”2″ width=””]Ideias Originais para Aplicar o Piso[/h2]
Cada vez mais pessoas estão ousando na forma como colocam o piso de duas casas, fazendo do chão um dos recursos de maior destaque na hora da decoração.
Para começar, não é mais preciso optar por apenas um só piso para toda a casa: cada cômodo pode ter seu próprio visual.
E esse visual pode ser composto, também, por dois tipos diferentes de revestimentos: pedra com madeira, cerâmica com pastilhas de vidro, etc.
O ladrilho hidráulico, por sua vez, permite a mistura de diferentes estampas e cores, formando mosaicos.[clear]
Também é possível escolher algumas cores ou variações de tons do mesmo piso e criar degradês, peça por peça.
Para esse tipo de “patchwork”, o ideal é utilizar peças retangulares.
Mas retangulares – ou quadrados – não precisam ser os desenhos criados no chão: ondulações e círculos dão a sensação de movimento e ficam ótimos em áreas maiores.
Aqui, o ideal é usar peças menores, para que as curvas fiquem mais precisas.
[h2 type=”2″ width=””]Orientações para Paginação de Pisos[/h2]
A forma mais prudente e criativa de criar e realizar a paginação de um piso é junto a um arquiteto ou decorador.
Um bom projeto é fundamental para visualizar a proposta de paginação, experimentar diferentes formas e padrões, fornecer detalhes técnicos para a perfeita colocação das peças e economizar dinheiro na compra das mesmas, evitando grandes desperdícios.
Além disso, é esse profissional que acompanhará a obra, estando perfeitamente capacitado para supervisionar e orientar o assentamento do piso, garantindo que os menores detalhes estão sendo respeitados.
Só assim a proposta projetada estará assegurada.
Se você não conhece nenhum arquiteto ou decorador cujo trabalho você aprecie, saiba que muitas das maiores marcas de pisos fornecem propostas gratuitas – e personalizadas – de paginação.