Dúvida: Tenho varias luminárias (refletores) enterradas no jardim.[clear]
As lâmpadas estão sempre queimando e oxidando, verifiquei que a alimentação é feita por cabos flexíveis enterrados diretamente na terra sem estarem tubulados.
Existe algum tipo de conector para luminária e cabo à prova d´água?
[h2 type=”2″ width=””]Refletores no Jardim[/h2]
O problema é muito complexo e também sério, pois com cabos flexíveis para alimentação de luminárias (refletores) no jardim, estando os mesmos enterrados, pode facilmente provocar um curto circuito e um incêndio.
Há a necessidade de um disjuntor termomagnético previamente calculado e instalado para a proteção do circuito.
Outra fonte de problemas também pode ser uma fuga de corrente acentuada, provocando uma queda de tensão e ficando as lâmpadas com pouca luminosidade ou piscando constantemente e causando um aumento na sua conta de energia.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Para Iluminação Externa Use Cabos Rígidos[/h2]
Antes de tudo você deve providenciar a instalação de eletro dutos roscáveis e fabricados em PVC, e caixas de derivação ou inspeção (para emendas intermediárias).
Tudo devidamente isoladas para evitar a entrada de água (com orings de borracha de vedação na tampa aparafusada) facilmente encontrada no mercado de material elétrico.
Todas as conexões nos eletrodutos devem ser com vedante Teflon e um pouco de adesivo para junta de motores (aquele na cor marrom).[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Dicas para Fiações de Exterior[/h2]
Os cabos condutores devem ser preferencialmente do tipo PP, com isolação dupla, também para evitar a oxidação provocada pela umidade local.
Nas caixas onde serão efetuadas as emendas, estas devem ser isoladas com fita isolante de boa qualidade (a Fita isolante de Auto Fusão é uma ótima alternativa) e se possível conter pacotinhos de sílica gel desumidificadores.
Atenção: Os condutores do cabo tipo PP devem se compatíveis com a soma das potências em Watts das Lâmpadas.
Veja tabela a seguir:
- Cabo condutor de 1,5 mm² suporta corrente de até 15,5 ampères sem aquecer;
- Cabo Condutor de 2,5 mm² suporta corrente de até 21,0 ampères sem aquecer
- Cabo condutor de 4,0 mm2 suporta corrente de até 28,0 ampères sem aquecer.
Para saber qual o cabo condutor adequado, deve-se dividir a potência das lâmpadas ligadas no mesmo condutor pela tensão em volts utilizada para alimenta-las,
Esse cálculo está especificado na Lei de OHM/Watt.
Damos exemplos de cálculos em nosso artigo sobre Cálculo de Bitola e também no artigo sobre bitola do aterramento .
O resultado encontrado é a corrente em ampères das lâmpadas e determina o cabo condutor a ser utilizado.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Instalação de Luminária de Exterior[/h2]
Quanto aos refletores, você disse que estão enterrados no jardim, mas não especificou se são os próprios refletores ou simplesmente a sua base de sustentação que estão enterrados.
A queima das lâmpadas ocorre como você mesmo disse, pela oxidação permanente devido à umidade.
Então você deve substituir os receptáculos onde são atarraxadas as lâmpadas, por outros de cerâmica e latão puro na parte roscável, que são um pouquinho mais caro, mas que compensa devido a sua maior durabilidade.
Se possível, faça uma leve passada de graxa no interior dos receptáculos, antes de atarraxar as lâmpadas, e é claro com o sistema desligado para não ocorrer choques desnecessários.[clear]
[h2 type=”2″ width=””]Para o Jardim, Prefira Iluminação com LEDs[/h2]
Caso o orçamento seja muito elevado, posso também sugerir a substituição dos refletores por luminárias de LEDS, que estão tendo uma boa aceitação geral.
Veja o exemplo:
Luminária de Leds para fixação direta no gramado do jardim ou outro local.
Não usa energia elétrica, é um produto ecológico, respeita o meio ambiente, pois utiliza a luz solar para carregar as baterias durante o dia para a iluminação à noite.
Ao escurecer a luminária é acesa automaticamente e desliga no amanhecer.
Não utiliza fios, além de ser uma linda decoração, é um item de segurança, pois poderá manter seu quintal ou jardim sempre semi-iluminados.
Para um melhor desempenho deve-se colocar a luminária em local com muita iluminação, pois mesmo em dias nublados as baterias são carregadas.
Algumas destas luminárias são feitas em aço inox e trabalham com placas solares.
Como você pode ver, existem variáveis que podem ser utilizadas como substituição as luminárias convencionais.
Assim, basta você analisar criteriosamente e decidir o que pode ser feito de melhor, com segurança, estilo diferenciado e um orçamento aceitável.