O disjuntor desarma a toda hora, deve-se colocar outro de amperagem maior?

Não.  Esta troca só estará ocultando um possível defeito, recomenda-se avaliar o circuito ao qual este disjuntor está ligado.

Posso equipar a caixa de distribuição com um disjuntor de 50 Amperes?

A questão de ser ou não viável equipar sua caixa de distribuição com disjuntor de 50 ampères é relativa, pois tudo depende de sua carga (potência total em watts) que determina qual a rede elétrica a ser instalada pela Cia. Distribuidora local se vai ser em 127, 220 ou 380 volts.

Quanto a corrente em ampères do disjuntor, cada Operadora tem suas normas.
Passe em qualquer loja representante de sua Distribuidora local e peça gratuitamente um livreto denominado “RECON”, onde constam todas as normas referentes à sua dúvida.

Quando falamos em disjuntor termomagnético GERAL, ou seja, aquele que esta diretamente na entrada da rede logo após o medidor, é a Distribuidora que o determina, de acordo com a carga existente informada.

Já o disjuntor geral que está na sua caixa de disjuntores interna, é você que calcula o valor em ampères efetuando um cálculo da Lei de OHM/Watts-NBR 5410 ABNT, onde diz que:

A corrente em ampères é igual à potência em watts dividida pela tensão em volts, ou seja: I=símbolo da corrente P= símbolo da potência U= símbolo da tensão e teremos a fórmula matemática : I=P/U
Portanto, agora você já sabe como calcular a corrente de desarme de seus disjuntores internos a serem instalados, de acordo com a potência em watts dos equipamentos e sua tensão em volts de alimentação de cada um.

Não esquecendo que qualquer tomada padrão 2P+T instalada para equipamentos que não sejam de potência elevada tem o valor de 100 watts para a soma das potências para o calculo da corrente.

Já as tomadas de uso especial, EX.: Chuveiro Elétrico, Micro Ondas, Freezer e outros, tem seu valor de acordo com a potência especificada pelo fabricante, podendo usar a mesma fórmula para o calculo da corrente caso o fabricante não a informe no manual ou etiqueta colada no equipamento.

Esse calculo também é valido para determinar a bitola ou calibre dos cabos condutores de acordo com sua capacidade de condução de corrente.

Veja no site Faz Fácil a tabela para a instalação correta dos cabos condutores.

Prof.Cosme

 

Importante: É preciso que as instalações sejam dimensionadas de acordo com a carga a ser utilizada.

Para estipular as cargas e sua distribuição voce tem de recorrer a um eletricista profissional gabaritado.