O famoso forno à lenha, também conhecido como forno caipira e forno iglu, são uma maneira muito especial de preparar alimentos – entre eles, pizzas.[clear]
Essa forma artesanal de cozinhar atribui um sabor próprio ao alimento – sem contar com sua consistência. No caso das pizzas, elas não apenas ficam prontas com mais rapidez quanto ficam crocantes com perfeição.
Veja a seguir como montar seu forno à lenha para pizzas.
[h2 type=”2″ width=””]Forno à Lenha para Pizza: Isolamento[/h2]
Existe forno à lenha pré moldado em peças refratárias, são duas peças que constituem a base e mais três peças que fazem o bojo do forno.
Esse fornos tem três tamanhos mais conhecidos 0.80m, 0.90m e 1.00m de medidas internas e externas respectivamente 0.92, 1.02 e 1.12m.
A base do forno menor deverá ter 1.20 x 1.20 de medida externa para o colocar o forno de 0.80m.
Essas partes tem que ser rejuntadas com argamassa refratária e isoladas com lã de rocha e concreto isolante para que não tenha fuga de temperatura, mas certamente haverá trincas no forno, por se tratar de um equipamento que precisa chegar a uma temperatura de 400 graus para fazer uma pizza em 2 minutos.
Porém se sair fumaça pelas trincas aí indicaria que viraram rachaduras, que são mais graves, pois por elas passarão temperatura junto com a fumaça e compromete a produtividade do forno.
[h2 type=”2″ width=””]Acabamento Externo com Tijolos ou Reboco[/h2]
Depois de aplicar o isolamento térmico, é hora do acabamento.
Ele geralmente é feito com tijolos aparentes, mas pode ser também rebocado ou receber qualquer outro tipo de acabamento.
Para isso, utilize sempre argamassa AC3, que serve para temperaturas altas.
[h2 type=”2″ width=””]Chaminé para o Forno Iglu[/h2]
A chaminé do forno pode ser no centro ou na frente e deve ser de 14cm de diâmetro. Também deve apresentar um “damper” (pazinha de chapa colocada na chaminé) para regular a fumaça e a temperatura que sai do forno.
Em cima da chaminé usa-se um chapéu chinês – ou simplesmente uma pedra para não deixar a água penetrar em dia de chuva.
Ele também serve para fazer o vácuo da fumaça. Não esqueça de deixar os 4 cantos abertos para sair o vapor.
Depois é só lixar e resinar o forno, não use verniz pois irá descascar com a temperatura.
[h2 type=”2″ width=””]Dicas para Fornos à Lenha Construídos[/h2]
Existem também os fornos à lenha construídos. Eles podem ser feito no tamanho que quiser – desde um pequeno até um bem grande para pizzaria.
Este último, por ser mais complexo, é aconselhável contratar uma empresa especializada que lhe dê garantias em contrato que a fumaça não retornará para o seu ambiente. A fumaça também não poderá alcançar a temperatura de 400 graus e, e a estrutura não poderá rachar (o que é diferente de trincas, pois todos os fornos irão trincar. Rachaduras são maiores e por elas passam fumaça e temperatura e isso indica que o forno rachou por dentro precisando urgentemente de reparos).
Esses fornos de pizzaria devem ser construídos com tijolos e concretos refratários (fornos pré moldados ou modulados não servem para essa finalidade), isolamento térmico em três camadas e mais alguns cuidados.
[h2 type=”2″ width=””]Dicas para Construir Forno à Lenha para Pizzas[/h2]
Faça um contra piso de 6 cm para suportar o peso.
Nunca coloque o forno de frente para o vento para não voltar fumaça.
Nunca jogue água para apagar o fogo, pois causará tricas no forno.
Depois do forno pronto, espere cinco dias para começar o período de queima, que por sua vez terá mais mais cinco dias, começando com 1 kg de carvão até 5 kg no último dia.