Fogão a lenha:
Esses fogões são muito comuns na culinária caipira dos estados de São Paulo e Minas Gerais.
No Rio Grande do Sul e Santa Catarina também são amplamente utilizados, sobretudo nas áreas rurais.[clear]
No Brasil há dois diferentes tipos de fogões de lenha.
O primeiro, mais utilizado no sul do país, é montado em metal. Carvão vegetal ou lenha são adicionados na parte de baixo do fogão, aquecendo tanto o forno bem como uma chapa de metal instalada em seu topo, onde são colocadas as panelas.
Um segundo tipo de fogão, mais utilizado nos estados de Minas Gerais e interior de São Paulo, é construído em alvenaria.
A lenha é colocada diretamente em um tunel sob os bocais do fogão.
O ar quente resultante da queima da lenha circula por esse túnel, indo até a base da chaminé, onde normalmente é instalado um forno, feito em ferro fundido. Após aquecer o forno, a fumaça sobe pela chaminé e é liberada à atmosfera.
Algumas pessoas instalam serpentinas de canos de cobre na base desses fogões, o que permite a obtenção de água quente sempre que a lenha estiver queimando.[clear]
[h2 type=”1″ width=””]Desenho básico de um fogão a lenha:[/h2]
[h2 type=”1″ width=””]Outro fogão caipira :Fogão a lenha sem fumaça [/h2]
[box type=”download” align=”right”][h3 type=”1″]Download do Desenho[/h3] Esse PDF de desenho técnico vai te ajudar a entender como construir o fogão a lenha sem fumaça.
Você precisa de um leitor de pdf, caso não possua você obtêm um aqui.[/box]
Estudantes de engenharia da faculdade de Viçosa, Minas Gerais, desenvolveram esse excelente projeto de fogão a lenha que não espalha fumaça.
O projeto está disponível gratuitamente na web no link ao lado.