Aterramento: a haste de contato com o solo!

Escrito por

As hastes de aterramento fazem o trabalho final de proteção contra excessos de energia.

Enterradas na terra dentro da caixa de aterramento,  elas transferem a eletricidade para o solo.

Como cravar a haste:

• Escolha um lugar com terra e inicie um furo ou buraco no chão para enterrar a haste.
No caso de você não conseguir um local de terra, terá que escolher um outro próximo de onde será utilizado o aterramento e romper o chão utilizando ferramentas de pedreiro (marreta, talhadeira, ponteiro, etc).

• Coloque uma mangueira, sem esguicho, saindo água na entrada desse buraco iniciado e deixe por alguns minutos. Estando umedecida, a terra deverá ficar mais branda e será mais fácil enterrar a haste de cobre.

• Retire a mangueira e comece a enterrar a haste com as mãos. Enterre o quanto conseguir e retire a haste novamente, deixando somente o buraco.

• Coloque a mangueira novamente no buraco e deixe por alguns minutos.

• Repita esta operação com a mangueira e a haste até que não consiga mais empurra-la com as mãos. Quando isto acontecer continue a operação batendo com a marreta.

• Sempre que conseguir, retire a haste e coloque a mangueira em seu lugar por alguns minutos. Quando não conseguir mais retirar a haste, continue batendo com a marreta até que restem somente 10 centímetros para fora da terra.

Este aterramento deverá estar o mais próximo possível do quadro principal/medição de energia elétrica (<0,5m).

O encaminhamento do cabo desde a haste até o quadro de entrada deverá ser executado através de tubulação em PVC rígido (min. de 16mm).

O condutor de aterramento (em cobre) deve possuir isolação para 750V e identificação pela coloração verde ou verde-amarela.

Normalmente é preferível utilizar condutor nu, desde que instalado em eletroduto exclusivo e confeccionado de material isolante.

Deve-se interligar, na origem desta instalação, o condutor neutro com o condutor de terra para fins de proteção e da mesma forma, deve-se proceder a ligação das partes metálicas não destinadas a conduzir corrente elétrica.

Mais sobre : ESQUEMAS DE ATERRAMENTO – Schneider Electric

Como conectar o cabo a haste?

Descasque um cabo de diâmetro (S), conforme tabela 1 na cor verde ou verde-amarelo, mais ou menos 10 cm e conecte o cabo na haste com um conector tipo olhal ou conector prensa haste-cabo.

 

haste-aterramento

 

Conector tipo Olhal

 

 

Conector Cabo-Haste

 

 

Obs: As hastes de aterramento IH são fabricadas em todos diâmetros comumente solicitados no mercado: 1/2, 5/8, 3/4 e 1.  O comprimento das hastes varia de 0,60 m (2 pés) a 3,00 m (10 pés).

Com mesmo comprimento e diâmetro, a INTELLI também oferece hastes IH prolongáveis (IHP), possuindo roscas nas extremidades, o que permite ligações sucessivas com outras hastes IHP utilizando-se luvas de aterramento LEH. Este tipo de haste de aterramento permite que se atinjam profundidades de até 30 m sem que ocorram danos às roscas ou às emendas.

 fontes:Intelli  /  www.fisica-potierj.pro.br