Filtros para cisternas…

Escrito por

 

Primeiras águas

a água das primeiras chuvas deve ser eliminada, pois, esta primeira água lava o telhado das casas, que pode conter fezes de animais, poeira, folhas secas, restos animais e contaminar a água da cisterna.

Para isto, já existem alguns dispositivos simples, como o apresentado na figura abaixo.

Para o tratamento de águas de chuva captadas nos telhados das edificações pode-se utilizar primeiramente uma barreira física, como uma grade ou uma tela fina, para que seja retido o material grosseiro como pequenos galhos e folhas que se depositam no telhado.

Recomenda-se que o telhado utilizado para coleta de água de chuva não tenha muitas árvores próximas, para reduzir o número de folhas e evitar entupimentos das calhas coletoras e das grades ou telas para remoção deste material.

Passado essa etapa é recomendável que se tenha a separação via sedimentação de pequenas partículas que passam o aparato de grade ou peneira, isto pode ser feito passando-se a água por uma caixa do tipo pré-filtro com brita em que o material sólido grosseiro irá ficar retido.

Posteriormente, a água a ser tratada passa por um sistema simples de filtro lento para remoção de materiais mais finos em suspensão.

Sistema de filtragem

A filtração é um processo de separação sólido-Líquido, envolvendo fenômenos físicos, químicos e, as vezes biológicos.
Visa principalmente a remoção das impurezas contidas na água que são retidas através de um meio poroso.

A filtragem da água da chuva é um processo necessário para retirar os elementos macroscópicos em suspensão, que são arrastados pela água ao passar pela cobertura das edificações.

Pré-filtro

O pré-filtro é uma estrutura que pode ser construída em concreto, PVC, fibra de vidro ou alvenaria, possuindo no seu interior uma camada de brita ou cascalho rolado, tendo como função principal a limpeza das partículas em suspensão, folhas e pedaços de galhos de arvores presentes no escoamento da água da chuva dos telhados.

Na figura abaixo, pode-se observar o esquema de um pré-filtro.

A instalação do pré-filtro é indispensável para uma pré-limpeza, pois ele retém as impurezas contidas na água, sendo necessário a realização da manutenção periódica de limpeza do pré-filtro.

fonte:Embrapa – Eng. Agrícola, Dr. Paulo Armando V. de Oliveira