O  Filtro

O filtro pode ser denominado de filtro lento, quando a água que atravessa o leito filtrante tem velocidade baixa.

Quando essa velocidade é alta, é denominado de filtro rápido.
Um filtro rápido consiste de uma camada de areia grossa ou uma camada de um meio mais poroso colocado sobre a camada de areia, o que permite a filtração a taxas mais elevadas.

Também é possível o uso de telas metálicas combinadas em duas uma mais camadas com porosidades diferentes.

O material granular usado em filtros de água deve apresentar grãos com tamanho e variações de tamanho dentro de determinados padrões. Esse procedimento é importante para o dimensionamento correto do filtro.

A taxa de filtração a ser adotada deve ser cuidadosamente fixada pelo projetista, levando em consideração a taxa de consumo de água na propriedade, o volume da precipitação, as características do meio filtrante e a carga hidráulica.

A ABNT, para projetos de filtros de água, estabeleceu limites para a taxa de filtração sendo de 180 m3/dia para filtros de camada simples e de 360 m3/dia para filtros de camada dupla.

Geralmente, os filtros de areia simples tem área inferior a 40 m2. Os filtros de areia geralmente são de seção quadrada ou retangular, podendo ser usadas seções circulares.
As camadas no filtro dividem-se em camada filtrante e camada suporte.

Em filtros de duas camadas recomenda-se o uso de pedrisco e areia, sendo que o pedrisco pode ser preparado entres as peneiras números 8 e 28 (2,4 a 0,6 mm) e a areia entre as peneiras 14 e 42 (1,2 a 0,35 mm). Deve ser observado o coeficiente de uniformidade.

A altura da água sobre o leito filtrante e a espessura das camadas da caixa do filtro devem obedecer as seguintes dimensões usuais:

a) altura da coluna de água sobre o leito filtrante:
– filtro de areia 1,40 a 1,80 m (mais comum 1,60 m)
– filtro de pedrisco e areia 1,80 a 2,40 (mais comum 2,20)

b) altura do leito filtrante :
– camada única de areia 0,60 a 0,8 m ( mais comum 0,70)
– dupla camada :
– areia 0,15 a 0,30 (mais comum 0,25)
– pedrisco 0,45 a 0,70 (mais comum 0,60)

Filtros caseiros

Os filtros de construção caseira, geralmente são constituídos de recipientes (em alvenaria, PVC ou fibra de vidro) dotados de elementos pétreos inertes, de diferentes granulometrias, colocados em camadas sucessivas, desde o mais fino até o mais grosso.

No dimensionamento do volume do filtro e na escolha dos materiais, deve-se considerar a vazão de água escoada pela cobertura, em função da precipitação pluviométrica incidente, a carga hidráulica e o coeficiente e a resistência da passagem da água.

No filtro lento de areia, modelo circular, para capacidade de infiltragem de 4.000 a 11.000 litros por dia, pode-se empregar as seguintes dimensões: diâmetro interno de 0,90 m e altura mínima de 2,00 m.

Sendo que as camadas do leito filtrante são de 10 cm para brita n0 1, 30 cm para brita zero ou cascalho rolado, de 60 a 100 cm para areia limpa e de 100 a 150 cm a altura da coluna de água.

Pode-se considerar, como dados práticos para o projetos caseiros de filtros lentos de areia as vazões mínimas de 4.000 litros/m2/dia a vazões máximas de 11.000 litros/m2/dia.

Ao lado, mostra o esquema de um filtro de construção caseira, construído com materiais disponíveis no mercado.

Esse filtro pode ser construído em alvenaria ou concreto, sendo que a granulometria deve ser escolhida de seguinte forma:

a) a camada mais fina é para reter os elementos mais finos em suspensão contidos na água, porém se esta camada for muito fina, a filtragem será lenta e deve ser considerada para grandes vazões;

b) a granulometria deve ser crescente de forma a reter os grãos de granulometria anterior.

fonte:Embrapa – Eng. Agrícola, Dr. Paulo Armando V. de Oliveira