Decoração de Inverno para sua Casa

Escrito por

Não são só as nossas roupas que mudam com a chegada do inverno. A decoração da casa também pode ficar mais aconchegante, ajudando a aquecer o interior. Selecionamos algumas dicas de decoração de inverno – e também para quem mora, ou pretende construir, num lugar aonde a temperatura média é mais baixa ao longo do ano.

Decoração de Inverno: Vista Seus Móveis

sofa almofadaUma das ideias mais criativas e efetivas para aquecer visualmente o ambiente – e termicamente o morador – é providenciar capas para sofás, poltronas e almofadas com tecidos quentinhos.

Chenile, veludo, lã, camurça e peles são ótimas opções, e sofisticam bastante o visual geral.

Considere aumentar a quantidade de almofadas: elas “abraçam” quem está sobre ou ao redor delas.

Você também pode optar por comprar – ou quem sabe até mesmo tecer! – uma manta bem grande para jogar sobre o sofá e sobre as poltronas, e reservar as capas às almofadas.

Aquecendo o Ambiente: Tapetes e Cortinas

Sim: chão e janelas também podem entrar no projeto casa quentinha.

Tapetes tem o poder de transformar um ambiente. No frio, os modelos de pelos mais longos não só compõem um visual mais invernal como isolam melhor o frio que vem do piso.

Quando expostos ao sol, mesmo no inverno, tapetes guardam um pouco do calor e ajudam a manter a temperatura mais alta. O mesmo efeito vale para cômodos com aquecedores e lareiras.

Da mesma forma, cortinas mais pesadas ajudam a isolar o frio de fora.

Prefira tecidos mais espessos e de cores mais escuras ou quentes. O melhor comprimento para elas é o que vai do teto até o chão. A vantagem extra da adoção de tapetes e cortinas é que eles também absorvem ruídos, deixando o lugar mais silencioso.

Além disso, podem ser colocados na casa toda, não apenas na sala. Quartos, banheiros (os de elastano peludinhos são os indicados) e cozinha só tem a ganhar em conforto.

Paredes: Vestidas para o Inverno

Superfícies verticais, como paredes e pilastras, também podem ganhar uma roupagem de inverno.

sala invernoVocê pode pintá-las de cores mais quentes e terrosas, como cor de telha, vermelho queimado, marrom, ocre, ferrugem, terracota, bege escuro, verde musgo. Ou papéis de parede – e até simplesmente pendurar um pano grande com uma estampa que combine com o restante da decoração.

No caso da pintura de paredes, é recomendado escolher uma grande ou duas menores para receber a cor. E aplicar uma textura estampada em outras.

Outra dica é aplicar revestimento de pedras em uma das paredes. Quando próximas a lareiras e aquecedores, elas ajudam a manter a temperatura interna aquecida e isola o frio de fora.

Iluminação Aconchegante na Decoração de Inverno

A luz natural costuma ser mais fraca nas épocas frias – e os dias mais curtos. Adote lâmpadas de luz amarela com potência mais alta: elas simularão um pouco do sol dentro de casa.

Considere a instalação de um dimmer, para regular a intensidade da luz.

Outro truque é providenciar uma luminária de pé e colocá-la bem pertinho dos lugares aonde os moradores passam mais tempo relaxando, como sofás e camas.

Se você dispõe de uma lareira, estará unindo o útil ao agradável. Mas se não é o caso, é possível criar uma atmosfera acolhedora com várias velas grossas espalhadas em cantinhos estratégicos.

Dicas de Construção para Casa em Lugar Frio

Se você está construindo, a já citada lareira é uma ideia a se considerar seriamente. Ela pode ser tradicional, de tijolos e alvenaria para receber lenha, elétrica ou à gás.

lareiraSe for tradicional, preste especial atenção à chaminé, para que a fumaça possa escoar facilmente e não fique retida dentro do ambiente.

A orientação das janelas também é importante. Projete janelas maiores para as direções aonde o sol bate por mais tempo.

Chãos e paredes aquecidos está se tornando uma tendência forte no Brasil.

Muitos arquitetos consideram o piso aquecido mais vantajoso, pois distribui melhor o calor. Sem contar que é compatível com qualquer tipo de revestimentos, inclusive carpetes.

Se a região aonde a casa está sendo construída está sujeita a grandes variações climáticas, muito quente no verão e bastante frio no inverno, um ar-condicionado de ciclo reverso. Ele é capaz de resfriar ou aquecer, dependendo do comando, pode ser um excelente investimento.