A temperatura cai e rapidamente nos lembramos que no Brasil também pode fazer muito frio – pelo menos em algumas regiões.[clear]
Para ajudar a se manter aquecido, separamos algumas maneiras de deixar a casa aconchegante e quentinha para a época mais fria do ano.
Além dos aquecedores portáteis e do ar condicionado com inverter, existem outros sistemas de aquecimento, desde os elétricos até aqueles movidos a gás ou óleo.
É o caso das calefações e de outras tecnologias que aquecem as paredes e o chão. Confira!
[h2 type=”2″ width=””]Painéis Aquecedores para Ambientes[/h2]
Com um design super discreto e de fácil instalação, o painel aquecedor elétrico é ideal para quem quer aquecer a casa sem ter que fazer reformas.
Existem, atualmente, dois tipos de painéis aquecedores de parede: o do tipo radiante e o do tipo convectivo.
A grande diferença entre os dois tipos de aquecedor está na forma como a superfície de cada um difunde o calor: a radiante aquece instantaneamente; já o tipo convectivo aquece de forma mais uniforme, sendo muito mais eficiente.
O painel aquecedor do tipo convectivo gera o calor, principalmente, entre a parede e o aparelho, o que faz com que o ar fique aquecido de forma eficiente.
Esse sistema faz com que o ar quente suba e circule por todo o ambiente, deixando-o agradável e quentinho muito rapidamente.
Cerca de 90% do calor produzido pelo painel é gerado entre ele a parede e apenas 10% do calor é irradiado pela parte frontal, o que o torna muito mais seguro para a família toda.
Apesar de aquecer de forma eficiente, o painel aquecedor não possui termostato, ou seja, não é possível regular a temperatura.
O aparelho dispõe de um pequeno botão de ligar e desligar na lateral, o que o torna muito discreto – algumas marcas inclusive ressaltam que é possível pintar o painel para que ele combine com a parede.
Além disso, a instalação é muito simples, bastando apenas pendurar o painel no local desejado – e que deve ser perto de uma tomada, já que o aparelho é elétrico.
De modo geral, a instalação de apenas um painel deve ser o suficiente. Algumas marcas afirmam que o aparelho é capaz de aquecer espaços de até 12² de forma eficiente e rápida.
Além disso, o painel aquecedor ocupa pouco espaço.
[h2 type=”2″ width=””]Piso Térmico[/h2]
Não importa se você gosta do inverno ou não, o piso gelado (principalmente nos banheiros) é incômodo para todo mundo.
Mas o piso térmico não serve somente para deixar o chão quentinho: o calor que é emitido do sistema se espalha por todo o ambiente (cerca de 2 metros acima do piso), aquecendo-o uniformemente.
O sistema do piso térmico funciona a partir de cabos de calefação, que são instalados embaixo do contra-piso.
Para que não tenha nenhum risco de choque, os cabos são totalmente revestidos com silicone e cobertos com uma manta isolante para que o piso não absorva o calor e fique superaquecido.
E claro, o contra piso pode ser revestido com vários tipos de materiais – piso frio, parquê, carpete – conforme as especificações do fabricante da marca.
A escolha da temperatura – bem como ligar e desligar o aquecimento – é feita através de um termostato que pode ser instalado em qualquer lugar. Além disso, ainda é possível programar a temperatura e aquecer cada ambiente em horários diferentes.
Ao contrário de outros sistemas de aquecimento (como é o caso do ar condicionado com inverter) o sistema do piso térmico não queima oxigênio e é até 38% mais econômico.
O resultado é um ambiente muito mais agradável e aconchegante, sem aquela sensação de estar em um local abafado.
Existem muitas outras formas de aquecer o ambiente nesta época – sistemas de calefação central, ar condicionado, aquecedores portáteis -, mas se você levar em conta o quesito custo-benefício e qualidade do aquecimento, não há comparação com outros métodos.