A casa de máquinas é um local importantíssimo para o bom funcionamento da piscina. Lá estão instalados todos os equipamentos necessários para o tratamento da água da piscina.[clear]
Entre eles constam o filtro de água, a motobomba e equipamentos opcionais, tais como ozônio, bombas extras para cascatas, trocador de calor e outros.
É recomendado um projeto arquitetônico de toda a área de lazer para atender às necessidades do espaço com beleza, conforto e funcionalidade.
[h2 type=”2″ width=””]Casa de Máquinas e Tratamento da Piscina[/h2]
O processo de manutenção da piscina requer, de forma mais fundamental, o tratamento físico da água. Para isso, é necessário o uso de equipamentos como filtro e motobomba, que promoverão a filtragem e aspiração da piscina.
A filtragem é um passo fundamental no tratamento da água da piscina, que ocorre através de equipamentos específicos instalados na casa de máquinas.
Por isso, a casa de máquinas deve ser instalada preferencialmente a uma distância máxima de 6 metros da piscina. Isso ajudará a economizar com tubulação e, principalmente, evitar a perda de potência das bombas.
Essas tubulações, por sua vez, também se conectam aos diversos dispositivos da piscina. Pense nos ralos de fundo, dispositivo de aspiração, retorno, hidromassagem, etc.
[h2 type=”2″ width=””]Casas de Máquinas Externas e Subterrâneas[/h2]
Sua casa de máquinas pode ser construída no mesmo nível da piscina, ou no subsolo.
Ela também pode ser pequena e se adequar ao espaço disponível. Os equipamentos ficam ao lado da piscina e depois é feito um fechamento em deck de madeira.
Outra opção são os espaços abaixo do solo, que muitas vezes são utilizados também para armazenar os produtos e equipamentos referentes à manutenção da piscina – inclusive equipamentos para o lazer como boias, bolas, rede de vôlei etc.
Para as casas de maquinas subterrâneas, observe a existência de lençol freático, que pode causar infiltrações no interior da casa de maquinas, inundando equipamentos e comprometendo sua garantia e funcionalidade.
Quando houver espaço, a casa de máquinas pode ter uma estrutura maior.
[h2 type=”2″ width=””]Casa de Máquinas Funcional: Dicas[/h2]
A casa de máquinas tem que ter um ralo para escoamento da água da chuva ou da manutenção e uso da bomba. Identifique todos os registros para evitar erros durante a operação.
Também deve ter, no mínimo, um contra piso. Porém, para facilitar a limpeza, é indicado a colocação de piso de fácil higienização e anti derrapante;
Ela deve ter espaço suficiente para facilitar o acesso aos registros da piscina. Quando espaço não for problema, o mesmo local poderá ser utilizado para guardar os produtos químicos, escovas, capas, boias, coletes, bolas e demais equipamentos para o lazer.
Utilize curvas ao invés de cotovelos, evitando a perda de vazão e conseqüente perda de potência nos equipamentos. Instalações elétricas bem planejadas e protegidas evitarão choques e curto-circuito.
Atenção à boa iluminação e ventilação do local.
[h2 type=”2″ width=””]Esquema da Piscina com Casa de Máquina[/h2]